Vozes do Agro: Evani é a voz que representa os produtores de São Gabriel da Palha
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, seguimos homenageando personalidades que representam a força feminina no agro. Elas estão cada vez mais presentes em diversos setores e cargos, para muito além da força e dedicação, com muita capacidade e profissionalismo.

Nós reconhecemos a importância e o impacto que as mulheres têm no meio rural. Suas contribuições são fundamentais para o crescimento econômico, a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades rurais em todo o mundo. É essencial destacar suas realizações e inspirar outras mulheres a seguirem seus passos.

Reunimos mulheres que fazem parte da história do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e da Federação da Agricultura do Espírito Santo (FAES), do campo à cidade. Elas representam a diversidade de atividades e papéis desempenhados pelas mulheres no agronegócio, desde produtoras rurais até líderes e gestoras de empresas ligadas ao agro.

A homenagem de hoje vai para a presidente do Sindicato Rural de São Gabriel da Palha, Evani Cassaro.

Na sala da presidência

A pessoa à frente do Sindicato Rural de São Gabriel da Palha é uma mulher. Provando que a força feminina tem seu espaço em todos os âmbitos, Evani Cassaro é a presidente da instituição que exerce papel importante no suporte aos produtores do município capixaba.

Apesar de não considerar que o seu cargo seja um avanço para a igualdade no campo, é por meio dele que ela observa as particularidades que faz com que as mulheres conquistem cada vez mais espaço no agro.

“Quando a gente visita as mulheres aqui no interior, vemos que elas fazem várias coisas de uma vez só. Nós mulheres, precisamos aproveitar nossa versatilidade, o ser detalhista no trabalho, que isso faz a nossa diferença. A gente consegue resolver um monte de coisas de uma só vez. A gente cuida de casa, cuida do filho, cuida da lavoura. Precisa só colocar um olhar mais atento para essa mulher. Elas são competentes, têm muita condição de representar o agro”, conta Evani.

De acordo com a presidente, que também integra a diretoria da Faes, as mulheres precisam buscar o seu lugar no campo, assim como nas outras áreas da vida. “A mulher não foi educada para cuidar do campo. Então nós, mulheres, precisamos estudar, nos envolver, ter bastante conhecimento para que possamos usufruir e progredir no meio em que estamos a fim de trabalhar”, afirma. Cassaro ainda deixa o recado: “O preconceito não pode nos intimidar. Precisamos ser competentes para melhorar nossa representatividade”.

Mulheres do campo à cidade

Evani é inspiração para tantas mulheres que visam alcançar cargos de liderança no agro. Ela é a quarta dentre cinco que serão homenageadas pelo Sistema Faes/Senar-ES.

Confira também a história da produtora Lucilene, da técnica Marina e da instrutora Elaine. Acompanhe a próxima e última história pelo site www.senar-es.org.br e siga @faes.senares para saber assim que a próxima história for publicada.

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Por Carolina Vieira

Compartilhe nas Mídias Sociais