Vozes do Agro: Produtora capixaba largou a cidade para empreender no meio rural
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, homenagearemos personalidades que representam a força feminina durante todo o mês. Elas estão cada vez mais presente em diversos setores e cargos, para muito além da força e dedicação, com muita capacidade e profissionalismo.

Nós reconhecemos a importância e o impacto que as mulheres têm no meio rural. Suas contribuições são fundamentais para o crescimento econômico, a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades rurais em todo o mundo. É essencial destacar suas realizações e inspirar outras mulheres a seguirem seus passos.

Reunimos mulheres que fazem parte da história do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e da Federação da Agricultura do Espírito Santo (FAES), do campo à cidade. Elas representam a diversidade de atividades e papéis desempenhados pelas mulheres no agronegócio, desde produtoras rurais até líderes e gestoras de empresas ligadas ao agro.

Para começar a homenagem que prosseguirá durante todo o mês de março, conheça a história da produtora Lucilene.

Coragem e nova rotina

Largar a vida que estava acostumada na cidade, para uma nova rotina no meio rural. O ato de coragem de Lucilene Tenório e sua irmã gêmea, Lucineia, rendeu novos empreendimentos e um maior cuidado com a saúde mental. Fugindo da ansiedade adquirida na pandemia, as irmãs saíram de Vila Velha, na Região Metropolitana do Espírito Santo, para viver em Santa Teresa, Região Serrana do estado.

Os investimentos vão desde a produção de café, doce de leite e eucalipto, até a criação de gado leiteiro. Além de hospedagem em meio a natureza: dois chalés e uma casa no estilo germânico são administrados pelas irmãs. E não para por aí! Uma nova queijaria está sendo inaugurada na propriedade das Tenório. A produção de queijo já está com tudo, só falta finalizar a loja onde os hóspedes e clientes irão.

Na rotina dividida, Lucilene é quem cuida do gado. Acorda cedo e trata das 12 vacas leiteiras. É ela quem aplica as vacinas, dá os medicamentos, faz o pré e pós-parto dos animais e avalia a qualidade do leite produzido. Tudo isso ela aprendeu com cursos do Senar-ES.

Assistida pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em 3 dos 4 anos em que é produtora, Lucilene é um exemplo de mulher do campo. Agarra as oportunidades e desafia quem duvida que ela seria capaz. “É um trabalho desafiador, mas muito gratificante, pois o contato com a natureza é revigorante”, afirma a produtora.

Mulheres do campo à cidade

Lucilene é a representação de tantas mulheres que seguem na luta de viver do campo, mesmo entre dificuldades. Ela é a primeira de cinco trabalhadoras que serão homenageadas pelo Sistema Faes/Senar-ES durante este mês.

Acompanhe as próximas histórias pelo site www.senar-es.org.br e siga @faes.senares para saber assim que a próxima história for publicada.

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Por Carolina Vieira

Compartilhe nas Mídias Sociais