
Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Acaba no próximo dia 30 o prazo para a atualização cadastral de rebanhos do Espírito Santo. O procedimento, necessário para o controle de possíveis surtos de doenças, pode ser feito pela internet, por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), ou nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
Os produtores de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e aves de subsistência, equinos, muares, asininos, animais aquáticos e abelhas, devem obrigatoriamente atualizar o cadastro de seus rebanhos, de acordo com a Portaria Seag n° 035-R.
O processo de atualização cadastral é fundamental tanto para o sistema de vigilância sanitária — que acompanha as doenças de rebanhos, impedindo que se espalhem — quanto para a própria proteção do produtor.
O presidente do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa-ES), Neuzedino de Assis, explica a importância de manter o cadastro atualizado.
“Em qualquer planejamento relacionado à sanidade animal ou vigilância sanitária, o órgão responsável precisa saber o que tem em cada propriedade, onde está, e quais as possíveis rotas de movimentação desses animais. Esse rastreio é essencial para prevenir ou detectar qualquer eventualidade, como o surgimento de uma doença”, aponta.
A movimentação de animais só pode ser feita com o cadastramento em dia. Isso porque, o próprio Siapec impede que o produtor faça a emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA), que é o documento oficial para transporte animal no Brasil. Além disso, a lei prevê que o responsável seja notificado, com possibilidade de multa em um valor que inicia em R$800.
Treinamento
Nesta quarta-feira (18), o Fepsa-ES, com o apoio do Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais, estará promovendo um treinamento Siapec. De forma online, serão ensinadas as principais funções do Sistema de Integração Agropecuária, onde é feita a atualização do cadastro de rebanhos. O treinamento terá início às 14h e contará com um momento para tirar as dúvidas ao vivo.
Fepsa-ES
O Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa-ES), é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover e custear ações para prevenir, conter e erradicar focos de doenças em animais.
O Fepsa-ES é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), junto com o Sindicato da Indústria do Frio do Espírito Santo (Sindifrio-ES), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo (SFA-ES), a Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (Ases), a Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES).