Treinamentos gratuitos para apicultores capixabas
A apicultura representa uma alternativa de fonte de renda para os agricultores do Espírito Santo e, por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES) investe na cultura, oferecendo capacitação às famílias rurais. Os treinamentos são: Apicultura básica; Apicultura – produção de mel e própolis e Apicultura - Produção de Geleia Real e Rainhas
Todas as capacitações são gratuitas e, para se inscrever, basta procurar o Sindicato Rural dos municípios capixabas: www.faes.org.br/sindicatos. As próximas turmas de Apicultura básica serão nos dias 07 de junho, em Domingos Martins, e 25 de junho em Mantenópolis.

“As abelhas são responsáveis pela polinização de diversas culturas, dentre elas, o café conilon, ela é indispensável para o aumento da produtividade das lavouras. Há um incentivo por parte do Senar-ES em relação a produção do mel, com treinamentos e capacitações, produção de rainhas e boas práticas durante a criação de abelhas e para a obtenção de um mel de qualidade”, explicou o coordenador da Formação Profissional do Senar-ES, Fabricio Gobbo.

Em 22 de maio é comemorado o dia do apicultor, em todo o Brasil.

Conheça os treinamentos do Senar-ES na área:

Apicultura Básica
Objetivo: Capacitar o produtor / trabalhador rural na criação de abelha para a produção de mel.
Carga horária: 24h
Origem e biologia das abelhas; Anatomia e fisiologia das abelhas; Produtos das abelhas; Identificação de materiais, equipamentos e indumentárias; Localização e instalação do apiário; Povoação do apiário; Revisões; Manejo do Apiário; Predadores, parasitas, pragas e doenças das abelhas; Calendário e plantas apícolas; Cuidados a ferroadas das abelhas.

Apicultura - Produção de Mel e Própolis
Produzir mel e própolis utilizando equipamentos e técnicas apropriadas.
Carga horária: 16 h
Conteúdo: - Origem e características do mel; Fatores que influenciam a produção de mel; Como preparar a colmeia para a safra de mel; Apicultura migratória; - Beneficiamento do mel (BPA); Agregando valor ao mel; Origem e características da própolis; Fatores que influenciam a produção da própolis; Cuidados necessários na produção de própolis; Métodos para produzir própolis; Colheita e armazenamento da própolis; Agregando valor a própolis; Origem e características da cera; Como produzir cera; Beneficiamento da cera.

Apicultura - Produção de Geleia Real e Rainhas
Detalhar as condições e o manejo necessário para a produção de geleia real, através de colmeias de produção, com incremento da renda.
Carga horária: 24 h
Conteúdo: Revisão sobre biologia com ênfase na reprodução; Manejo de abelhas; Importância e objetivos da criação de rainha; Fatores biológicos a considerar na criação de abelhas rainha; Seleção de matrizes; Produção de rainhas; Preparo de materiais para produção de rainhas; Marcação das rainhas; Formação e manejo das colônias recriam; Núcleos de fecundação; Introdução de rainhas virgens.

Fonte: Comunicação Senar-ES

Compartilhe nas Mídias Sociais