
Por: Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/Senar
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/Senar
Nos dias 12 e 13 de agosto, o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Wesley Mendes, e a analista de comunicação, Mônica Caser, participaram da 2ª edição da Imersão promovida pela Assessoria de Relações Institucionais (ARI) do Sistema CNA/Senar, em Brasília.
A programação incluiu um dia teórico na sede da CNA e outro com visitas à Câmara dos Deputados e à sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com foco na troca de conhecimentos e estratégias para fortalecer a articulação institucional das Federações junto aos parlamentares em âmbito estadual e federal.
Pela manhã, o grupo foi recebido por mais de 15 deputados federais da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados que ressaltaram a atuação do Legislativo em defesa do setor agropecuário.
A importância de levar o Espírito Santo para um quadro geral foi citada por Wesley. "O aprimoramento das relações institucionais, no diálogo com as instituições, com os governos e com a política – especialmente as políticas públicas – é um dos pontos abordados aqui. O posicionamento da nossa Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil fortalece as federações, fortalece o papel dos sindicatos rurais em todo o País e, claro, traz também a pauta capixaba para o cenário nacional", ressalta.
O deputado federal Dilceu Sperafico (PP/PR), presente na reunião, elogiou a contribuição da CNA nas pautas prioritárias do setor. “A CNA tem relevância em cada Estado e é fundamental porque traz a visão do produtor rural para nós. O agronegócio é o que nos dá coragem para continuar aqui”, afirma.
Frente Parlamentar da Agropecuária
No período da tarde, o grupo participou de uma capacitação sobre Processo Legislativo – Relações Institucionais na Prática, ministrada pelo doutor em Ciência Política, Nivaldo Adão Ferreira Júnior.
Fortalecimento - A chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Mirian Vaz, pontuou que nos dois dias intensos de capacitação teórica e prática, os participantes puderam vivenciar de perto os desafios e dinâmicas dos ambientes decisórios, fortalecendo significativamente as assessorias de relações institucionais.
“Encerramos esta edição com a convicção de que o projeto de Imersão ARI da CNA com as Relações Institucionais das Federações de Agricultura estaduais cumpriu com excelência seu propósito estratégico. Essa experiência não apenas consolidou o evento como um instrumento essencial de aprimoramento técnico, mas também reforçou nossa capacidade coletiva de atuação em defesa dos interesses do produtor rural, garantindo que o agro permaneça forte, representado e respeitado nos espaços de decisão”, destaca.