Sistema FAES SENAR-ES participa do lançamento do PEDEAG 4

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES) participaram do lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba – PEDEAG 4 (2023/2032), realizado pelo Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), na quarta-feira (20), no Palácio Anchieta, na capital capixaba.

O presidente da Federação, Júlio Rocha, a superintendente do SENAR-ES, Letícia Simões, e o vice-presidente da Federação e presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes, representaram o Sistema na solenidade que apresentou o documento que tem como propósito nortear a criação de políticas públicas para o setor agropecuário no Espírito Santo, visando o aumento da produtividade e exportações do agronegócio capixaba.


O PEDEAG é um Plano de Estado e tem como objetivo ser um referencial para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas da agricultura, pesca e pecuária do Espírito Santo, de modo a integrar programas, projetos e ações entre os setores público, privado e não governamental. O tema central para o desenvolvimento foi a inovação, como forma de ampliar a competitividade, mas tendo a sustentabilidade como premissa.


“O Sistema parabeniza e agradece o esforço competente na realização da quarta versão do Plano, desta vez com o foco em inovação, para seguir avançando no desenvolvimento da agricultura capixaba. A nossa expectativa é que todos os legítimos protagonistas: legislativo, poder público, área técnica e produtores rurais tenham a oportunidade de contribuir cada vez mais para o alcance das metas estabelecidas”, contou Júlio Rocha.


A construção do Plano contou com a colaboração de agentes técnicos, pequenos e grandes produtores, organizações e especialistas, diagnosticando os principais desafios e oportunidades de cada uma das cadeias produtivas da agricultura capixaba, através de 42 oficinas e reuniões temáticas ao longo de 2023.


O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou a relevância do Plano para o setor que apresenta crescimento progressivo na economia do Espírito Santo. “Com novas políticas de incentivo, novos instrumentos, novas perspectivas de crescimento para a agropecuária capixaba e seus negócios associados, estamos planejando um futuro ainda mais promissor onde inovação, tecnologia, sustentabilidade e qualidade caminham juntas, dentro de um conceito contemporâneo de inovação”.


O presidente da FAES ainda reforçou que o Sistema permanece à disposição do Governo do Estado, da Secretaria e das entidades para colaborar no estudo e proposição de ações que visam o desenvolvimento e fortalecimento do setor agropecuário capixaba.


A execução do Plano é resultado do termo de cooperação técnica entre a Seag e o Fórum de Entidades e Federações (FEF), formado pelo Espírito Santo em Ação e pelas federações capixabas: FAES, Findes, Fetransportes e Fecomércio.


O PEDEAG também contou com a realização da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apoio da Apex, Suzano e Sistema OCB/ES, e consultoria da Futura.

Desenvolvimento


A solenidade também foi marcada pela assinatura de termo de cooperação entre a Secretaria e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) para desenvolvimento de pesquisa com investimentos de R$ 18,5 milhões. Além de um acordo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o governo estadual, por intermédio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), que visa o aprimoramento e a integração dos procedimentos de regulação de usos de recursos hídricos.

E ainda um protocolo de intenções entre a SEAG e o Sebrae com o objetivo de fomentar a adoção da prática de fertilização in vitro para melhoria do rebanho leiteiro capixaba.

*Com informações da Seag


Acesse o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba – PEDEAG 4 (2023/2032)

Compartilhe nas Mídias Sociais