Senar lança cartilha virtual gratuita com foco na qualidade do leite

Todos os dias, o leite e outros produtos lácteos estão na mesa de grande parte da população. Quem consome esses alimentos muitas vezes não imagina a quantidade de normas e procedimentos que os produtores precisam seguir para garantir a qualidade máxima para o consumo.


Com o intuito de auxiliar os produtores a garantir a segurança alimentar e nutricional da população, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou, na quarta (01), a cartilha 287: “Bovinocultura: produção de leite conforme a IN 76 e 77 de 2018”.


O material disponibilizado gratuitamente na Coleção Senar aborda os padrões de identidade e qualidade do leite cru e os procedimentos importantes desde a produção na propriedade rural até o estabelecimento beneficiador e processador de leite, estabelecidos nas Instruções Normativas nº 76 e nº 77 do Ministério da Agricultura.


Os produtores e trabalhadores da pecuária leiteira vão aperfeiçoar seus conhecimentos e entender de forma mais detalhada os conceitos quanto ao resfriamento e armazenamento do leite em tanques resfriadores, os procedimentos de coleta e transporte de leite cru refrigerado a granel, além dos cuidados necessários com o produto de acordo com a normativa.


O material ainda traz informações referentes às análises das amostras do leite, que devem ser enviadas periodicamente à Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL).


Outras cartilhas - Ao todo são mais de 170 títulos em diversas áreas do setor agropecuário disponíveis na Estante Virtual – Coleção Senar.


Se você preferir, pode visualizar as cartilhas por meio do aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”, disponível nas lojas da Apple e da Play Store.


Aprenda mais sobre a produção de leite


O Senar oferece cursos gratuitos de formação profissional rural na área de bovinocultura de leite; produção de leite e seus derivados. Para obter informações entre em contato com o Sindicato Rural de seu município ou na Administração Regional do Senar de seu estado


SENAR em Campo: Bovinocultura de Leite - Cura do umbigo


SENAR em Campo: Bovinocultura de Leite - Cuidados na ordenha de vacas leiteiras


Acesse as outras cartilhas na área de bovinocultura de leite do Senar

Fonte: CNA/SENAR

Compartilhe nas Mídias Sociais