Senar-ES firma parceria com a Secretaria das Mulheres para colaboração do Atlas das Mulheres do Espírito Santo | FAES-ES Notícias - FAES
Senar-ES firma parceria com a Secretaria das Mulheres para colaboração do Atlas das Mulheres do Espírito Santo
Acordo visa mapear realidade das capixabas e fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres do campo e da cidade
11 de junho de 2025

Por: Mônica Caser
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) assinaram um termo de cooperação para a elaboração do “Atlas das Mulheres do Espírito Santo”, estudo inédito que vai traçar um retrato detalhado da realidade das mulheres capixabas. A solenidade aconteceu em Vitória e reuniu lideranças femininas do agro, produtoras rurais e representantes das instituições envolvidas, como as presidentes de Sindicatos Rurais que integram a Comissão das Mulheres do Agro Capixaba, na última segunda-feira (09).


O evento contou com uma roda de conversa com o tema “O que é ser mulher empreendedora rural?”, promovendo escuta ativa e diálogo sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no campo. A iniciativa busca contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes e sensíveis às diferentes realidades femininas, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.

“Este é um momento relevante para fortalecermos a construção de políticas públicas alinhadas à realidade das mulheres. Esperamos que essa parceria nos permita avançar em ações concretas pela educação, ampliando acesso ao conhecimento, à qualidade de vida e à qualificação. Aproveito para enaltecer o protagonismo das mulheres do meio rural, cada vez mais atuantes e engajadas”, destacou Júlio Rocha.


A parceria foi formalizada com as assinaturas de Jacqueline Moraes, secretária de Estado das Mulheres, Jaqueline Sanz, coordenadora do projeto, Letícia Simões, superintendente do Senar-ES, e Júlio Rocha, presidente do Sistema Faes Senar-ES.

A secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a importância do envolvimento de diferentes instituições e entidades na construção do Atlas, de forma a garantir que nenhuma mulher deixe de ser representada. “Temos no Espírito Santo uma grande diversidade de contextos que precisam ser considerados nas políticas públicas. Por isso, estamos estruturando um trabalho que assegure a inclusão das mulheres em todas as suas diversidades: étnico-raciais, territoriais, culturais, sociais e econômicas”, afirmou.

O Senar-ES contribuirá com a mobilização de grupos de mulheres do campo e da pesca, facilitando a participação dessas mulheres em rodas de conversa e demais atividades do projeto.


Letícia Simões também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Sistema em prol da valorização da mulher no campo. “A assinatura do termo de cooperação é motivo de grande alegria para o Senar-ES, especialmente por todo o trabalho que já realizamos, enquanto Sistema, para fortalecer, qualificar e dar voz às mulheres rurais capixabas. Mais uma vez, testemunhamos a relevância e a força feminina, que desempenha um papel essencial no agro e na promoção de debates fundamentais para a sociedade.”


O Atlas das Mulheres do Espírito Santo será um instrumento estratégico para a construção de políticas públicas mais justas, baseadas em dados concretos sobre a vida, os desafios e as conquistas das mulheres em todas as regiões do estado.

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
faes@faes.org.br
+55 (27) 3185-9227
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495
Torre A, 10º Andar - CEP: 29056-243
Santa Lúcia, Vitória - ES