Senar-ES e Cooabriel preparam novos grupos em classificação de café

A Cooabriel em parceria com o SENAR-ES dá sequência ao projeto criado pela Cooperativa no ano de 2020 no preparo de equipes (colaboradores, cooperados e seus membros familiares) para conhecimento em classificação e degustação de café.


Nesta etapa, que inicia nesta terça-feira (03) o treinamento por grupo terá uma carga horária mais reduzida para possibilitar a formação de duas turmas. Portanto, o curso para a primeira turma vai de 03 a 04/08 e a segunda de 05 a 06/08.


Os treinamentos, que serão ministrados pelo engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Leandro da Silveira Barbosa, acontecem nas dependências do Clube Vale do Rio (antiga associação Banestes), em São Gabriel da Palha, obedecendo os protocolos de prevenção à Covid-19.


Participarão cooperados, conselheiros da cooperativa, filhos e esposas de cooperados e colaboradores em um total de 32 pessoas que terão oportunidade de aprender um pouco mais sobre os atributos do produto.


Esse curso visa levar os participantes a compreenderem os principais aspectos que interferem na qualidade do café. Na programação haverá aprendizado sobre classes, origem e identificação dos defeitos do produto, peneira, aspecto e tipo. Os produtores conhecerão ainda as principais práticas para a produção de cafés superiores e como é feita a classificação da bebida.


De acordo com o gerente de armazéns da Cooabriel, José Carlos de Azevedo, o curso de classificação de café é uma oportunidade importante para promover o conhecimento de melhorias na qualidade do café dos produtores. “Estamos promovendo esses cursos para oferecer aos cooperados formas de conhecerem o café que estão produzindo para a partir disto avançarem cada vez mais na melhoria da qualidade do grão. É um projeto inovador da cooperativa, realizado em parceria com o Senar”, destacou.

Fonte: Campo Vivo

Compartilhe nas Mídias Sociais