Santa Leopoldina: Senar-ES e Jeffinho visam fortalecer o agro da região
Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo é a missão do Senar-ES. Para o município de Santa Leopoldina, na região central serrana do estado, há planos para fortalecer o agro.

Em parceria com o vereador da cidade, Jefferson Rodrigues, conhecido como Jeffinho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) visam colaborar com a cadeia produtiva do local.

“O Senar-ES tem a possibilidade de qualificar os agricultores leopoldinenses com muita sabedoria e com muito gabarito. O Senar e a FAES têm competência a nível de Brasil, é um nome, uma instituição com história com o agricultor brasileiro e, especialmente, com o agricultor capixaba”, afirma Jeffinho.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Leopoldina é a maior produtora de gengibre, batata-doce, maxixe e cará do estado capixaba.

Segundo dados do IBGE, em 2017 o município produziu 17.708 toneladas de gengibre, 4.468 toneladas de batata-doce, 3.581 toneladas de cará e 200 toneladas de maxixe.

Parecido com o inhame, o cará é um tubérculo conhecido por diferentes nomes ao redor do Brasil. No Espírito Santo, a cidade leopoldinense é uma entre as três únicas que produzem o alimento, conforme os últimos dados divulgados pelo Instituto.

O vereador Jeffinho afirma que a parceria com o Senar ajudará a melhorar a produção desses agricultores, além de estimular a pecuária de leite e de corte da região, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e treinamentos disponibilizados aos produtores rurais.

Outra forma de fortalecer o agro de Santa Leopoldina é reabrindo o Sindicato Rural do local, como uma forma de apoio aos produtores. “O intuito de fazer a abertura do Sindicato Rural é realmente fortalecer os nossos pequenos, médios e grandes agricultores no município de Santa Leopoldina. E trazer os benefícios de um Sindicato Rural para a região”, ressalta o vereador.

“A ideia principal é essa: qualificar, aproximar cada vez mais, valorizar e dar oportunidade de igualdade a todos os agricultores do município de Santa Leopoldina”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Por Carolina Vieira

Compartilhe nas Mídias Sociais