RuralturES 2021: um convite ao turismo de experiências

Após o sucesso da edição nacional, realizada pela primeira vez no Espírito Santo, em 2019, vem aí a RuralturES 2021 (Feira Estadual de Turismo Rural). O evento acontecerá de 25 a 28 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, montanhas capixabas, com foco no turismo de experiências.


A realização é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.


A proposta da Feira é fazer o público experimentar diferentes experiências do turismo rural que podem ser vivenciadas no “novo normal”. Durante os quatro dias de programação, estão previstos 50 stands com expositores, praça gastronômica, fazendinha, arena para aulas show transmitidas pela internet, ciclismo e voo livre virtuais e outras atrações pautadas pela segurança em tempos de pandemia.


O cumprimento aos protocolos sanitários norteou todo o planejamento do evento, tanto nos atrativos quanto na distribuição espacial, para garantir a segurança dos participantes. A ideia é movimentar não somente o local da RuralturES, como também os destinos de turismo rural, incluindo o agroturismo da região, nos dias de evento.


Segundo a secretária executiva do Convention, Andreia Rosa, os cuidados vão começar na portaria do Centro de Eventos, onde haverá medição de temperatura dos visitantes. “As pessoas poderão circular com segurança dentro do formato proposto. Tiramos o estacionamento da área interna e vamos utilizar também toda a parte não coberta do Centro de Eventos para exposições e, assim, distribuir melhor o público e evitar aglomerações”, diz.


Sensações


Dentro do tema “Turismo de Experiências”, a RuralturES promete ainda um mundo de sensações com duas áreas de destaque nas montanhas capixabas: cafés especiais e cervejas artesanais. Cafeterias e cervejarias locais terão espaço na Feira para quem quiser degustar e conhecer o processo de produção das bebidas.


Segundo os organizadores, a ideia é fortalecer a criação de roteiros com a participação de propriedades produtoras de café e cervejarias que já fomentam negócios numa rota informal. Em maio este ano, os Cafés das Montanhas do Espírito Santo conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).


Além disso, o movimento cervejeiro vem crescendo em todo o Estado (em 2019, o número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura aumentou 100% no ES). A região não ficou de fora e entrou para o radar dos turistas apreciadores da bebida.


Mais visibilidade


Na tarde da última sexta-feira (24), os organizadores da RuralturES reuniram secretários municipais de Turismo e prefeitos dos nove municípios das montanhas capixabas para apresentar o planejamento da Feira. A reunião foi realizada na Casa do Turista, em Pedra Azul (Domingos Martins).


O grupo de trabalho reforçou o convite aos municípios (Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante) para ampliarem a visibilidade dos seus atrativos durante o evento, de 25 a 28 de novembro. Estão reservados stands com 55m² para cada município.


Para o diretor-presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Leandro Carnielli, a RuralturES foi criada para mostrar todo o potencial cultural e de infraestrutura da região tradicionalmente conhecida pela prática do agroturismo e também oportunizar a participação dos pequenos produtores neste mercado.


Este é um momento muito importante para as montanhas capixabas com nossos grandes parceiros e mostrar que a região tem estrutura hoje para quem quer investir no próprio turismo ou, principalmente, aproveitar nossas belezas e acomodações. A Feira vai mostrar uma visão maior de tudo o que podemos oferecer, não somente no turismo, como também a prestação de serviços de qualidade na educação, na saúde, além de ser a oportunidade para o pequeno produtor ingressar neste mercado”, destacou Carnielli.


O presidente do Conselho Curador do Montanhas Capixabas, Valdeir Nunes, aposta numa edição da Feira ainda melhor neste ano. “A primeira edição (a nacional, em 2019) foi extraordinária. Esperamos que a estadual seja bem melhor que a primeira, porque temos mais pessoas colaborando, mais expositores, e os municípios estão dando mais apoio para terem maior visibilidade”.


O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Minete, destaca que toda a região de montanhas é a anfitriã da RuralturES. “Quem participou em 2019 pôde ver a dimensão do evento. É uma oportunidade de ouro que teremos novamente. A Feira será feita a muitas mãos, somos todos anfitriões, incentivando o turismo nos nove municípios”, declarou.


Fluxo maior


Os correalizadores da RuralturES salientaram a importância do turismo para a economia das montanhas capixabas. “A proposta do Sebrae na Feira é garantir um espaço para os empreendedores rurais mostrarem, na sua plenitude, o que esse território produz. Além de disseminar as experiências, os atrativos turísticos, as novidades que estão surgindo, enfim, toda a força do turismo rural, sua capacidade de atrair visitantes e gerar fluxo turístico importante para a região”, disse Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.


O gestor de projetos da Setur, Fernando Rocha, representou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, na reunião de sexta-feira. “Neste momento da retomada das atividades de turismo em todo o Brasil, a missão da Setur-ES é fortalecer aqueles destinos que já têm característica de atração de turistas e promover e apoiar eventos que gerem fluxo maior para movimentar financeiramente e fortalecer essa cadeia tão importante na economia do Espírito Santo”, finalizou.


*O site oficial da RuralturES 2021 estará no ar em breve!


O Convention- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em nove municípios.


Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.


Nossa missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.


SERVIÇO:


RuralturES 2021


Quando: de 25 a 28 de novembro


Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante (ES)


*A programação oficial será divulgada em breve!

Fonte: Assessoria de Imprensa RuralturES 2021

Compartilhe nas Mídias Sociais