Produtores capixabas participam de levantamento de custos de produção do mamão

Produtores de mamão do município de Linhares, no Espírito Santo, participaram na terça (21), por videoconferência, do levantamento de custos de produção do Projeto Campo Futuro.


O painel online foi realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) e do Sindicato Rural de Linhares.


Em razão da pandemia do novo coronavírus, o encontro contou com uma série de medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, como quantidade limitada de participantes, entrega de máscaras e embalagens de álcool gel individualizadas e todo um protocolo de segurança.


“Nós levantamos os principais custos do sistema produtivo do mamão de acordo com os níveis de tecnologia utilizados no modal representativo da região. O objetivo é formar uma base de dados atualizada de custo de produção, que auxilie os produtores rurais nas tomadas de decisões e na melhoria da gestão”, disse o assessor técnico da CNA, Erivelton Cunha.


De acordo com o técnico do CIM/UFLA, Matheus Mangia, os dados informados pelos produtores refletem uma preocupação do setor que vem sofrendo com a queda de preço do mamão devido à elevada disponibilidade da fruta no mercado interno.


“Durante a pandemia a exportação da fruta foi prejudicada devido à redução de voos, pois o mamão é exportado principalmente por modal aéreo. Como consequência disso, teve excesso de oferta do produto no mercado interno, o que impacta diretamente o preço”, disse Cunha.


Fonte; CNA

Compartilhe nas Mídias Sociais