Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil abriu, na segunda (19), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 Cafés Especiais Torrados. O concurso é voltado para produtores rurais que também industrializam e comercializam o café torrado em todo o Brasil.


As inscrições podem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar até o dia 23 de abril em duas categorias: 100% Café Arábica e 100% Café Canephora (Conilon e Robusta).


O edital prevê alguns critérios que devem ser cumpridos simultaneamente, em relação aos volumes de produção agrícola e de industrialização do grão.


Para se inscrever na categoria Arábica, o volume total anual de produção de café beneficiado em grãos crus dos produtores deve ser de até 3 mil sacas de 60kg. Para o Canephora, a produção deve ser de até 4,5 mil sacas de 60kg.


Já o volume de produção industrializada, ou seja, do café torrado, para as duas categorias, deverá ser de até 20 sacas de 60kg/mês, totalizando no máximo 240 sacas de 60 kg/ano.


Os produtos devem se enquadrar no estilo de cafés especiais, segundo o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia adotada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).


Neste contexto, serão avaliados critérios como: alta doçura, excelente qualidade de acidez, baixo amargor, aromas intensos com notas frutadas, florais, especiarias, baunilha e até levemente alcoólico.


A primeira edição do prêmio de 2024 é realizada pela CNA em parceria com a ABIC e a empresa Helga Andrade, especialista em cafés. O objetivo do prêmio é reconhecer a qualidade da produção e valorizar cafeicultores de todo o país.


De acordo com o edital do concurso, os produtores inscritos devem enviar amostras dos cafés, via Correios ou empresa transportadora, até o dia 23 de abril. O produto deve ser enviado em embalagem hermética, própria para acondicionamento de alimentos, sendo que todas as unidades devem ser do mesmo peso, lote, data de validade e fabricação.


As amostras serão analisadas no júri técnico, primeira etapa de avaliação do concurso que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria. Em seguida, os produtos selecionados participam da fase do júri popular, onde ocorre a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.


Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros vão receber também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.


Artesanal e Tradicional


A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.


A Confederação promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal desde 2019. Já foram realizados concursos para fazer o reconhecimento de produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos.


Café capixaba


O Espírito Santo é conhecido por sua importante e premiada produção de café. Sendo o maior produtor de café conilon do Brasil, o estado é responsável por cerca de 70% de toda a produção nacional e por até 20% da produção mundial, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).


Dados do estudo ainda mostram que 80% das propriedades rurais capixabas têm o café conilon como principal fonte de renda e que ele é responsável por 37% do PIB agrícola, além de gerar empregos diretos e indiretos.


A premiação Coffee Of The Year de 2023, que aconteceu na Semana Internacional do Café (SIC) foi mais uma demonstração do porque o café capixaba é referência para o país. Dentre os cinco produtores selecionados como destaque na categoria Conilon, quatro são do Espírito Santo. Na categoria arábica não foi diferente: quatro outros produtores do interior do estado fecharam a lista de capixabas que ganharam visibilidade com a sua cafeicultura.


O Senar segue junto com a evolução dos cafeicultores no Espírito Santo. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-ES acompanhou parte desses produtores premiados, além de tantos outros que são mensalmente assistidos pelo programa.


Serviço:


Inscrições: até o dia 23 de abril pelo site da CNA
Envio das amostras: até o dia 23 de abril
As amostras serão recebidas até dia 30 de abril


Envio das amostras


PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL – CAFÉS ESPECIAIS TORRADOS
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN, Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, CEP 70.830-903, Brasília/DF


Acesse o regulamento e participe!


Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Compartilhe nas Mídias Sociais