Poda de produção do cacau é tema de encontro em Santa Rosa, Linhares

Cacauicultores de Linhares participaram nesta quinta-feira (5) do “Encontro sobre a Cultura do Cacau”, realizado em Santa Rosa, no distrito de São Rafael, que abordou sobre os tratos culturais, condução e formação da lavoura, com foco na poda do fruto. O segundo encontro já tem data marcada e acontecerá na próxima quinta-feira (12), às 8 horas, no Sítio São Rafael, de propriedade do Maninho do Cartório, também em São Rafael.


Estiveram presentes produtores de Santa Cruz de Terra Alta, Humaitá, Santa Rosa, Japira e Dr. Jones. Grande parte desses cacauicultores receberam mudas via Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, da Secretaria Municipal de Agricultura, no modelo de subsídio, como é o caso da Vanderleia Pompermazer Camatta, de Santa Rosa, em São Rafael.


“Há alguns anos fiz visita a uma lavoura e me apaixonei. Daí, começamos a fazer o enxerto das mudas, mas sem orientação. Agora adquirirmos as mudas pelo programa, que sairia muito caro se fosse comprar pelo preço atual de mercado. Plantar e preparar a terra a gente sabe, mas se não tiver essa assistência que temos recebido para conduzir a lavoura não teremos o retorno, uma renda a mais para nossa propriedade, com a diversificação de culturas, como planejamos”, disse a produtora.


André de Souza Duda, que mora em Santa Cruz de Terra Alta, também estava no encontro e é um dos 64 produtores atendidos pelo programa municipal. “Esses encontros e a assistência técnica contribuem para entenderemos melhor sobre o manejo e a qualidade do cacau. Se não soubermos trabalhar a planta não teremos os resultados de comercialização que almejamos, e a Secretaria de Agricultura tem nos dado esse apoio”, frisou Duda.


Os encontros estão sendo conduzidos pelo técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Leonardo Rodrigues Conceição, que comentou, entre outros pontos, sobre a importância da poda que reflete diretamente na produtividade e qualidade do cacau.


“Muitos dos produtores que participam do Programa cultivam o fruto pela primeira vez e pairam muitas dúvidas sobre o manejo, principalmente nessa fase inicial, na estrutura que está sendo formada. A partir do sexto mês do plantio, a poda de formação é primordial, e ela nada mais é que traçar a arquitetura da planta para minimizar problemas futuros como perca de ramo, através do desequilíbrio da planta e, essa poda, consequentemente, reflete na maior produção e produtividade do cacaueiro”, explicou o técnico agrícola.


O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou sobre as ações de fomento ao cacau. “Neste mês lançaremos o edital para distribuição de 50 mil mudas aos produtores interessados em começar o cultivo ou incrementar a cultura na propriedade. Esse encontro faz parte do nosso programa, que já distribuiu 60 mil mudas, por subsídio. São muitas as ações e projetos previstos pela Secretaria que, a exemplo do concurso que revelará agora neste mês o melhor cacau do estado, fomenta a retomada da atividade cacaueira no município e o incremento da qualidade e produtividade do setor”, ressaltou o secretário.


Também estiveram presentes no encontro representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais do Município de Alto Rio Novo; da diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama, Matilde Garrabelli; Senária Souza Silva e Flávia Barreto Pinto, representando o Incaper; e o engenheiro agrônomo, responsável técnico de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) do Senar, Lucas Leite da Costa.

Fonte: Conexão Safra

Compartilhe nas Mídias Sociais