MAMÃO/CEPEA: Preços seguem recuando diante do fim de mês

Nesta semana (26 a 30/10), o mamão se desvalorizou em todas as regiões produtoras – foi a segunda queda consecutiva no Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso ocorreu devido à baixa procura pela fruta. Essa, por sua vez, se deve às chuvas mais frequentes nos grandes centros consumidores (Sudeste), ao fim de mês (menor poder de compra) e aos feriados muito próximos – Dia do Servidor Público seguido pelo Dia de Finados.


Assim, o formosa, mesmo com oferta ainda restrita, foi comercializado por R$ 1,17/kg na média das praças capixaba e baiana, desvalorização de 23% frente à semana anterior. Já o havaí tipo 12 a 18, que tem uma oferta maior do que o formosa, foi vendido por R$ 0,52/kg nessas regiões, valor 7% inferior na mesma comparação. Outro fator que impactou negativamente nos preços foi a qualidade inferior da fruta. Antes, era a presença de manchas fisiológicas mais severas que incomodava, agora, com as chuvas, produtores relataram amolecimento do fruta e maior incidência de doenças fúngicas, como a pinta-preta. Esse cenário de qualidade, juntamente com as vendas fracas, resultou em alguns descartes nas lavouras.


Para a próxima semana, agentes ainda não esperam um mercado comprador, devido ao feriado logo no início e ao recebimento do salário, que geralmente ocorre no quinto dia útil.
                                                                                                                                                                      
Fonte: Campo Vivo 

Compartilhe nas Mídias Sociais