Mamão/Cepea: Clima esquenta e aumenta um pouco a oferta

Nesta semana (16 a 20/08), os preços do mamão voltaram a recuar nas regiões produtoras. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso ocorreu por conta do mercado mais fraco da segunda quinzena e do leve aumento na oferta no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia no período – o clima mais quente acelerou um pouco a maturação da fruta que estava no pé, mas esse incremento ainda foi bem pequeno.


Assim, o formosa foi vendido por R$ 1,26/kg na praça norte capixaba, recuo de 19% em relação à semana passada. Destaca-se que, para essa variedade, muitos produtores ainda têm colhido frutas bastante verdes, para tentar aproveitar os “maiores” preços que vinham sendo praticados até semana passada. Já o havaí tipo 12 a 18 foi comercializado por R$ 0,60/kg na sul baiana, queda de 10% na mesma comparação. É importante mencionar que a qualidade inferior também resultou neste cenário, havendo maior incidência de manchas, sobretudo para o havaí.


Para a próxima semana, é esperado que a procura de mamão diminua diante da aproximação do fim do mês e que o calor persista, aumentando um pouco mais a oferta, principalmente de havaí, o que pode pressionar as cotações.

Fonte: Campo Vivo

Compartilhe nas Mídias Sociais