Linhares lança programa inédito para produção de tilápia em tanques escavados em terra

Agora Linhares conta com o Programa Municipal de Apoio à Aquicultura Sustentável para a produção de tilápia em tanques semi-escavados (em terra) em Linhares. Lançado nesta segunda-feira (28/6) pelo prefeito Guerino Zanon e o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, Franco Fiorot, o programa prevê uma produção anual de 72 toneladas de pescado no primeiro ano.


O secretário de Agricultura informou que serão construídos, inicialmente, seis unidades de aquicultura com 2,5 mil m² de lâmina d’água cada uma. O programa foi dividido em quatro blocos de instação: 1) São rafael; 2) Farias; 3) Rio Quartel e Desengano e 4) Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e Bebedouro.


O edital de seleção dos produtores está previsto para ser lançado em agosto, assim que o Projeto de Lei for aprovado pela Câmara Municipal Vereadores e sancionado pelo prefeito Guerino.


“Em quatro anos, projetamos chegar a 24 unidades com 60 mil m² de tanques semi-escavados e uma produção anual de 290 toneladas, com foco na produção da tilápia que já é uma expertise no município. Esse programa também vem para colaborar na conscientização dos aquicultores para a migração gradativa do modelo de criação de tanques de redes dentro do corpo hídrico (nas lagoas) para os tanques semi-escavados que são mais viáveis economicamente e sustentáveis, explicou o secretário.


O programa foi elaborado após estudos da equipe de servidores da Secretaria de Agricultura, e diálogo com parceiros técnicos, institucionais, mercadológicos e produtores ligados à atividade, para incentivar a produção aquícola de forma sustentável.


O prefeito Guerino Zanon destacou que, com o programa, a Secretaria de Agricultura visa potencializar a atividade no município com o incentivo à infraestrutura aquícola, o que vem de encontro à diversificação das atividades econômicas no meio rural, fomentando a geração de renda em pequenas áreas e permitindo novas oportunidades aos agricultores.


“Linhares tem um grande potencial para esta atividade em pequenas áreas, o que movimentará a economia rural e urbana, além de possibilitar novas opções aos produtores rurais para diversificar sua renda, e, consequentemente, contribuir com a socioeconomia regional”, completou Zanon.


O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, pontuou que essa é mais uma oportunidade de renda para que o produtor e o município ganhem em produtividade e arrecadação. “Acredito que não tenha outro município com a oferta de recursos hídricos que Linhares tem. Além disso, o programa é uma oportunidade para as pessoas que produzem nos corpos hídricos migrarem para os tanques escavados, incentivando um novo segmento do setor do agronegócio linharense”, disse o presidente.


Euder José Pedroni, do frigorífico de peixes Ala Pescados, pontuou que sua empresa é credenciada para exportação, mas não exportam hoje por falta de matéria-prima. “80% da matéria-prima que compramos, no caso a tilápia, é de outro estado, principalmente de Minas Gerais. A Ala Pescados existe há 14 anos e o mercado maior é externo, fora do estado. Somos credenciados e pretendemos começar a exportar no primeiro semestre de 2022. Esse programa vem para incentivar e fomentar a criação de tilápia e tem grandes chances de se tornar a maior fonte de renda dos produtores que o aderirem”, disse o empresário.


Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Bruno Marianelli; o presidente da Câmara Municipal de Linhares, Roque Chile; o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabricio Borghi Folli, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de Linhares e Sooretama, Mathilde Garabelli; o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon; empresária do frigorífico de peixes Ala Pescados, Valdirene Taquetti Pedroni,; o coordenador do Movimento Lagoas Limpas, Jaques Mazzei; o piscicultor e empresário do frigorífico de peixes Fera Pescado, Vagner Ferreguetti.

Compartilhe nas Mídias Sociais