Linhares lança programa de incentivo à pecuária

Foi lançado nesta quinta-feira (14) pela secretaria de Agricultura de Linhares um plano para impulsionar e fortalecer ações estratégicas do setor pecuário do município. O programa batizado de Programa Municipal de Incentivo à Pecuária já possui diretrizes de início imediato e outras propostas em construção para um horizonte de três anos. O lançamento aconteceu durante a abertura da segunda edição da Feira de Touros Pró-Genética que acontece no Parque de Exposições, no bairro Interlagos. O projeto de lei que institui o programa foi enviado para votação na Câmara Municipal de Linhares.

"O programa foi criado com o objetivo de coordenar ações estratégicas desde a produção até a comercialização, com a finalidade de desenvolver o setor de forma moderna, sustentável e competitiva, além de fomentar e incentivar a pecuária no Município", explicou a médica veterinária da secretaria municipal de Agricultura, Marcela Durão, que apresentou as diretrizes do Programa para o público presente.

O Programa Municipal de Incentivo `à Pecuária é voltado para pequenos, médios e grandes produtores que já comercializam parte da produção, em especial de carne e leite, mais ainda veem dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vive. Ele foi criado baseado nos eixos "melhoramento genético", "ampliação de mercado", "incorporação de tecnologia" e "segurança e qualidade dos produtos".

Alguns dos objetivos do programa são contribuir para a estruturação e fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária em nível local e regional; aumentar a produção e a rentabilidade dos empreendimentos; contribuir para a geração de trabalho e renda na atividade; promover a inclusão competitiva no mercado e melhorar a organização social.

Para o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, além de todos os objetivos do Programa, há um empenho das equipes envolvidas em ações e estratégias para contribuir com a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, além de promover e fortalecer a organização dos produtores e incentivar o desenvolvimento de rodutos com qualidade e valor agregado.

"O programa será construído com o apoio de uma gestão compartilhada, das quais participam entidades privadas, públicas dos governos municipal, estadual e federal, que desenvolvem programas, projetos e ações no âmbito da pecuária e que possam contribuir com pesquisas ou outras experiências para o fortalecimento da atividade", detalhou Franco.

Participaram do lançamento do programa, os vereadores Roque Chile, Amantino Paiva, Juarez Donatelli, Vicentini, Gilson Gatti, além do representante da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Roberto Wincler; do coordenador técnico de produção animal do Incaper, Bernardo de Melo; do vice-presidente do Sindicato Rural de Linhares, Leomar Bartels; do diretor executivo do Sicoob Leste Capixaba, Alair Giuriatto; do vice-presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), João Soeiro; Danilo Casotti, do Sebrae-ES, além de servidores municipais e expositores.


Fonte: Vitória News

Compartilhe nas Mídias Sociais