Lançamento: Concurso Programa Agrinho 2023
Visando contribuir para a formação de cidadãos idealistas, que buscam melhorar a qualidade de vida, o desenvolvimento e a construção do futuro da nação, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito – FAES e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/ES, realizam em nosso estado em parceria com os Sindicatos Rurais, desde 2005, o Programa Agrinho, que desenvolve ações educativas com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, incentivando a participação de professores e alunos no desenvolvimento de melhorias junto às comunidades rurais.

Em 2022 o concurso contou com a participação de 56 municípios, alcançando aproximadamente 66 mil alunos. Mais do que os números, o sucesso do Programa Agrinho se comprova pelos depoimentos dos educadores e, especialmente, pelos alunos que veem no programa, uma forma de conhecer seus direitos e deveres, bem como de atuarem como agentes transformadores de suas comunidades e municípios, na busca de melhoria da qualidade de vida.

Com muita alegria, o Sistema FAES / SENAR-AR/ES e Sindicatos Rurais convida os municípios, para participar do Concurso Programa Agrinho 2023. Neste ano o tema será: “Criando conexões, fortalecendo o Agro”.

"A cada tema lançado, novas ideias surgem, e, conhecendo a capacidade dos professores e alunos que atuam no Programa Agrinho, sinto que serão desenvolvidos muitos trabalhos com alto nível de complexidade e principalmente com alto índice de resultados que agregarão ainda mais valor e conhecimento na vida do alunos e consequentemente em sua família e comunidade" disse a Analista Técnica do SENAR-AR/ES e coordenadora do Programa Agrinho, Thais Tonani. 

Conforme metodologia do Programa, os educadores utilizam a Pedagogia da Pesquisa, com professor e aluno, após fazem um diagnóstico das condições de sua comunidade, propõem e implementam soluções. Na sequência, os alunos fazem desenhos e redações, e os educadores relatam a Experiência Pedagógica desenvolvida. Os trabalhos são enviados para o SENAR-AR/ES, onde são analisados e classificados, premiando-se os primeiros colocados das seguintes categorias:

• Educação Infantil;
• Educação Especial;
• Aluno do 1º ano do Ensino Fundamental;
• Aluno do 2º ano do Ensino Fundamental;
• Aluno do 3º ano do Ensino Fundamental;
• Aluno do 4º ano do Ensino Fundamental;
• Aluno do 5º ano do Ensino Fundamental;
• Aluno do 6º ano do Ensino Fundamental;
• Aluno do 7º ano do Ensino Fundamental;
• Aluno do 8º ano do Ensino Fundamental;
• Aluno do 9º ano do Ensino Fundamental;
• Professores – Relato de Experiência Pedagógica Desenvolvida;
• Coordenador Municipal.

O SENAR-AR/ES promoverá a capacitação na Metodologia do Programa Agrinho (curso de 4 horas) para os educadores, no formato presencial. Após a execução do Programa Agrinho nas salas de aula, as Secretarias Municipal de Educação se responsabilizarão por selecionar 02 trabalhos de cada categoria e encaminhar para o SENAR- AR/ES, até o dia 15 de setembro de 2023.

O encerramento e premiação do Concurso do Programa Agrinho 2023, está previsto para ocorrer no dia 10 de novembro de 2023, na região metropolitana de Vitória, em local a ser definido. 

Para participar do Programa Agrinho 2023, as Secretarias Municipais de Educação deverão enviar o Termo de Adesão, que foi enviado por e-mail pelo Senar-AR/ES na sexta-feira (17), até o dia 31 de março de 2023 para o e-mail agrinho@senar-es.org.br ou para o endereço: SENAR-AR/ES – Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 1495 – Torre A, 11º andar, Edifício Corporate Center, Bairro Santa Lúcia, Vitória. CEP: 29.0256-243.

O Regulamento do Programa Agrinho-ES, e os anexos correspondentes, estarão disponíveis no site do www.senar-es.org.br/programas-especiais/programa-agrinho-5

O Senar-AR/ES se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que porventura possam surgir e oferecer mais informações sobre o Programa Agrinho, através dos telefones: (27) 3185-9224 / (27) 99834-5446 ou e-mail: agrinho@senar-es.org.br

Fonte: Comunicação Senar-AR/ES

Compartilhe nas Mídias Sociais