
Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Nos dias 12 e 13 de julho, aconteceu o primeiro encontro estadual da 6ª edição do CNA Jovem, no Espírito Santo. Foram 11 capixabas, entre os 18 selecionados do estado, que se reuniram e apresentaram propostas para desafios do meio rural. Ao longo desta etapa serão realizados três encontros regionais em cada estado do Brasil.
Participam desta fase do programa, aqueles que passaram na etapa EAD do programa, sobre conhecimentos do setor agropecuário, além da avaliação de habilidades comportamentais de liderança. Nessa edição, foram 107 capixabas inscritos.
O grupo, coordenado pela analista da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Lidiane Gomes, e o analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), Bruno Amorim, apresentou soluções para a comercialização de produtos agropecuários, com foco na redução de riscos sanitários e na regulamentação tributária. O desafio regional foi elaborado juntamente com o presidente da Faes, Dr. Júlio Rocha, junto à equipe técnica.
“A exigência da nota fiscal eletrônica torna esse tema ainda mais relevante, pois protege o produtor, contribui com a arrecadação dos municípios e evidencia a força do agro, promovendo melhorias que beneficiam toda a sociedade”, explica.
Nesta edição, com novidades, os desafios são interligados. O jovem começa conectando seu desafio individual ao regional, que evoluirá para o desafio nacional. A diretora de educação profissional no Senar nacional, Fabíola Bomtempo, participou do primeiro encontro regional, para acompanhar os jovens líderes e fortalecer essa conexão entre etapas desde o começo do processo.
“Entendemos que nossa presença nesse início é muito importante para compreender como os jovens estão recebendo e assimilando esses desafios, e de que forma conseguem conectar suas ideias com a proposta lançada aqui no Espírito Santo. A receptividade foi excelente, e conseguimos perceber uma forte sintonia entre os projetos dos jovens e o desafio regional apresentado”, afirma.
Os 18 jovens do estado competem com um total de 601 jovens espalhados por todo o Brasil, que também estão passando pela etapa estadual. Nesta edição de 2025, o programa Jovens Líderes do Agro, como também é chamado, começou capacitando 3.700 jovens do país, antes de afunilar para o número atual.
A superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato, também esteve no primeiro encontro entre os futuros líderes e refletiu sobre o papel da juventude rural para a inovação do agro capixaba e nacional.
"Esse projeto é uma oportunidade de fortalecer o protagonismo desses jovens, que demonstram capacidade de liderança, vontade de transformar o campo e realizar sonhos. Sei como é importante incentivar esses sonhos e projetos que se conectam diretamente com o agro. É por isso que iniciativas como o CNA Jovem são tão relevantes: elas lançam desafios que ajudam a transformar esses sonhos em realidade", destaca.
O segundo encontro regional do CNA Jovem no Espírito Santo, acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, enquanto o terceiro será realizado nos dias 13 e 14 de setembro. Os selecionados durante esta fase, irão para a etapa nacional e competirão com jovens dos outros estados brasileiros.