Indicações geográficas crescem mesmo em meio à pandemia

Levantamento mostra que o INPI já recebeu 10 novos pedidos de IGs, quase o total do ano passado


As indicações geográficas estão em franco crescimento no Brasil. Mesmo em meio à pandemia, de janeiro até agosto de 2020, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) já recebeu 10 pedidos de registro de novas IGs – quase o total de 2019, que teve 11 solicitações no ano inteiro.


Os pedidos de IG em 2020



  • Café Conilon – Espírito Santo

  • Redes de Jaguaruana – Ceará

  • Café robusta Amazônia Matas de Rondônia – Rondônia

  • Cachaça de Morretes – Paraná

  • Artesanato de Resende Costa – Minas Gerais

  • Hortifrutos (abacate, alho, batata e cenoura) de São Gotardo – Minas Gerais

  • Vinhos e espumantes de Altitude – Santa Catarina

  • Pirarucu de Mamirauá – Amazonas

  • Maças e peras de São Joaquim – Santa Catarina

  • Mel de Melato de Bracatinga Planalto Sul Brasileiro – Santa Catarina


Em 2020, o INPI já concedeu 4 novas indicações geográficas: 


Indicações de Procedência



  • Bordado de Caricó – RN

  • Vinhos da Campanha Gaúcha – RS

  • Abacaxi de Novo Remando – AM


Denominação de origem



  • Queijo de Campos de Cima da Serra – SC e RS


NOTORIEDADE – Esse mecanismo de reconhecimento da notoriedade de uma região e um povo em produzir bens e serviços específicos é uma forma de proteção à propriedade intelectual brasileira.


O Brasil é uma força nascente nesse universo, explorado há séculos pelos europeus – para citar os mais famosos: o queijo parmesão, o champagne, os azeites gregos, os vinhos de Rioja, relógios suíços!


O país contabiliza 69 indicações geográficas: 56 indicações de procedência e 13 denominações de origem, sendo esta uma categoria que protege produtos que resultam da combinação entre o saber fazer de uma cultura e as condições geográficas daquele ambiente. 


No momento em que se discutem formas de potencializar o desenvolvimento regional, reaquecer a economia e valorizar a produção brasileira, falar de indicações geográficas é um prato cheio.


O BRASIL QUE A GENTE PRODUZ – Em reportagem especial, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) navega pela história das indicações geográficas, desta vez de três das mais antigas do país (se não pelo registro, pela tradição).


A cachaça, bebida autenticamente nacional, que nasceu quase junto do batismo do Brasil e hoje vive a melhor fase desde a criação; o cacau do Sul da Bahia e sua revolução feita de chocolate; e a erva-mate de São Matheus do Sul, que, de tão importante, bancou até a independência do Paraná do estado de São Paulo. 


O consumidor quer consumir origem, apoiar o cultivo sustentável, saber quem são as pessoas por trás dos rótulos e como um produto chega até ele. Todas perguntas que as indicações geográficas são capazes de responder.

FONTE: JORNAL DO CAFÉ 

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