Herdeiros do Campo: Programa do Senar-PR terá turma piloto promovida pelo Senar-ES para cooperados Cooabriel

Uma cooperação clara acontece no agro! O Senar-ES, junto com a FAES e o Sindicato Rural de São Gabriel da Palha, através de uma parceria com a regional do Senar-PR, está trazendo para o Espírito Santo a metodologia do Programa Herdeiros do Campo. A Cooabriel, através de apoio irrestrito à iniciativa, ofertará esta oportunidade ao seu quadro de cooperados. O objetivo é despertar as famílias rurais para a importância do planejamento da sucessão familiar dentro das propriedades. O evento de apresentação do projeto, que será pioneiro no Espírito Santo, aconteceu na última quarta-feira, 1° de março, em São Gabriel da Palha e reuniu representantes de 24 famílias cooperadas Cooabriel.   





Na abertura do evento, o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, falou sobre a importância desta iniciativa para a cooperativa. “Estamos dando início a um importante projeto para a Cooabriel. O processo sucessório ideal deve ser construído sobre bases sólidas para que ocorra da melhor forma possível e obtenha êxito. Isso exige planejamento dentro do conjunto familiar e o propósito da cooperativa é poder contribuir nesse aspecto. Já abordamos essa temática há algum tempo e agora contamos com a parceria das equipes do Senar do Espírito Santo e do Paraná. Isso certamente trará grandes resultados”, disse.   


O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, ressaltou que a sucessão está diretamente relacionada ao futuro das propriedades rurais e, por consequência, da própria cooperativa. “Temos 60 anos de uma história bem construída e sem manchas e precisamos pensar em quem serão nossos futuros líderes.  É necessário que sejam pessoas que entendam o propósito desta cooperativa. Um benefício importante que este projeto nos traz é justamente poder visualizar esse futuro”, ressaltou. 





Representando o Senar-ES, esteve presente no evento o Diretor Técnico, Administrativo e Financeiro, Fabrício Gobbo Ferreira, que ressaltou a satisfação pela parceria com a cooperativa e reafirmou a importância de se discutir essa temática. “Há vários anos temos uma preocupação muito forte em relação à sucessão familiar. É um projeto pioneiro que estamos trazendo para o Estado, mas estamos certos de que tem qualidade e pode contribuir para tornar o processo sucessório mais transparente e consciente, integrando as famílias”, explicou.  


Por ser uma iniciativa inédita no Espírito Santo, o Senar-ES, em parceria com o Sindicato Rural e a Cooabriel, pretende implantar um projeto-piloto com a participação de até 12 famílias. Como pré-requisito, as famílias que ingressarem no programa devem ser compostas por, no mínimo, duas gerações. Os participantes terão acesso a uma metodologia ampla, que abordará diversos aspectos relacionados à sucessão familiar, tais como direito hereditário, gestão estratégica do negócio, empreendedorismo e mediação de conflitos.   





Conforme esclarece o instrutor do Senar-PR, que é detentor da metodologia Herdeiros do Campo, a expectativa é de que as famílias cheguem ao fim da capacitação compreendendo que a sucessão deve ser um processo pensado e planejado. “É um processo longo, a fim de que haja tempo para que o sucessor realmente compreenda como é a gestão da propriedade e para que a transição seja construída com base em fatores como o diálogo, autonomia e confiança mútua entre os familiares”, detalhou o responsável em apresentar o projeto no evento de sensibilização, Luiz Antônio Tiradentes.  


De acordo com a percepção do cooperado José Rodrigues Aguiar Filho, no passado o desejo das famílias rurais era de que os filhos se dedicassem à vida acadêmica, mas este cenário tem mudado. “Muitos jovens têm percebido que as propriedades podem ser ótimas fontes de renda e estão percorrendo esse caminho de volta. Nessa nova visão, torna-se ainda mais importante planejar o processo sucessório”, analisou. 





Dentre os benefícios do programa estão a possibilidade de conhecimento dos aspectos legais; a definição de ações e estratégias para o futuro dos negócios e da propriedade; capacitação para elaboração de um plano de ação para a sucessão familiar e fortalecimento da comunicação e do relacionamento, trazendo sinergia para o ambiente familiar e estabelecendo uma relação de confiança entre os seus membros.   
 
Uma das famílias que decidiu ingressar no programa é a do cooperado Solimar Cuquetto. O produtor relata que passou por um processo de sucessão não planejada e isso foi um complicador. “Através desses aprendizados estaremos preparados para realizarmos um processo sucessório mais suave.” A filha do cooperado, Roziani Cuquetto Schulz e seu esposo, Alexandro Schulz, também cooperado Cooabriel, já estão atuando em conjunto nesta mesma propriedade e compartilham dessa visão. “Compreender todos os aspectos que envolvem a sucessão familiar será muito importante para nós, trará maior clareza nas ações e nos permitirá caminhar juntos”, concluiu. 

Fonte: Assessoria de comunicação Cooabriel

Compartilhe nas Mídias Sociais