Força do agro: PL que prevê a proibição da pulverização aérea de defensivos agrícolas não será pautado pela Ales | FAES-ES Notícias - FAES
Força do agro: PL que prevê a proibição da pulverização aérea de defensivos agrícolas não será pautado pela Ales
Informação foi divulgada pelo presidente da Casa, Marcelo Santos, em reunião pleiteada pela FAES
26 de outubro de 2023


A diretoria da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES), presidentes de Sindicatos Rurais, parlamentares e diversos protagonistas do setor da agricultura capixaba participaram de uma reunião de mobilização, requerida pela Federação e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES), com o presidente da Assembleia Legislativa, Dep. Marcelo Santos, para ratificar o posicionamento contrário do setor produtivo quanto ao PL 828/2023 que prevê a proibição da pulverização aérea de defensivos agrícolas no estado.


No encontro, a FAES entregou um ofício defendendo as atividades de pulverizações aéreas agrícolas com aeronaves remotamente pilotadas que são regulamentadas e servem como grande aliada no controle de pragas nas lavouras. 


“Quando falamos da pulverização aérea, também abordamos a significativa redução da quantidade de defensivos, além da grande economia de custo, produção, tempo, além da preservação da saúde do produtor rural e sustentabilidade. Colocamos o Sistema à disposição para estreitar de maneira expressiva um diálogo permanente do setor da agricultura com todos os parlamentares e sociedade” ressaltou o presidente da FAES, Júlio Rocha.


A união do setor produtivo mostrou a força do agro capixaba que saiu com a garantia do presidente Marcelo Santos em não pautar o projeto na casa. 


“Essa matéria não vai prosperar, não será pautada na Assembleia. Vou dialogar, inclusive, com as autoras do PL, dizendo para elas que o plenário já se posicionou, por isso, não será tramitada. Reafirmo o meu compromisso e dos meus colegas deputados com o setor do agronegócio capixaba e demais setores para alavancar o desenvolvimento do Espírito Santo.”


A reunião também contou com presença do Dep. Lucas Scaramussa, presidente da Comissão de Agricultura, do Dep. Adilson Espindula, vice-presidente, além dos deputados e membros efetivos da comissão, Janete de Sá e João Coser, que se posicionaram inteiramente contrários ao Projeto de Lei.


A FAES reitera o seu comprometimento em representar os produtores rurais capixabas e defender os interesses da categoria.


Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
faes@faes.org.br
+55 (27) 3185-9227
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495
Torre A, 10º Andar - CEP: 29056-243
Santa Lúcia, Vitória - ES