Federação da Agricultura do ES pede ao governo medidas de apoio específicas para produtores rurais do Sul

A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) pede, ao governo estadual, a abertura de linhas de crédito especiais para o agronegócio e o adiamento dos compromissos firmados junto às instituições financeiras, principalmente nos municípios em que foi estabelecida a Situação de Emergência, conforme Decreto nº 501-S: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.


Embora não há estimativa dos prejuízos, foram detectadas grandes perdas nas propriedades rurais, principalmente, nas lavouras e rebanhos, causando a perda total do meio de sobrevivência dos proprietários. Na agricultura, houve o conhecimento do prejuízo da cobertura do solo, devido ao forte grau de degradação, sujeitando-o à erosão.


E dentre as cidades atingidas, podemos destacar suas contribuições no agronegócio capixaba: Alegre: 4º maior produtor de leite; Alfredo Chaves: maior produtor de banana; Apiacá: 7º produtor de palmito; Jerônimo Monteiro: 2º maior produtor de laranja; Vargem Alta: 2º maior produtor de abacate e 2º maior rebanho suíno; Muniz Freire: o 2º maior produtor de batata inglesa, dentre outros. (Fonte: IBGE, 2022)


O presidente da Faes, Júlio Rocha, destacou a importância uma linha de crédito especial e a prorrogação de dívidas para os produtores rurais atingidos. "Reforçamos a solicitação de recursos e medidas de apoio específicos a população rural, pois tivemos o conhecimento de muitos casos de perdas de lavouras inteiras que escorregaram como uma peça única, perdendo todo o solo agricultável e isso dificilmente tem recuperação”, explica.


Rocha ainda reforçou o empenho e apoio do Sistema dedicado a ajudar as famílias rurais afetadas. “Estamos todos empenhados, juntos aos nossos Sindicatos Rurais de norte a sul do Espírito Santo, parceiros e colaboradores para atuar em tudo que estiver ao nosso alcance. Este é um momento de solidariedade, visando auxiliar na reconstrução das cidades, propriedades rurais e famílias que foram fortemente impactadas pelas chuvas."


Mobilização


A FAES, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e Sindicatos Rurais, ainda organizou um plano de ação com diversas etapas para ajudar os municípios impactados pelas chuvas intensas, como a mobilização para a arrecadação e envio de mantimentos e itens de necessidade básica, apoio aos técnicos e todos os moradores dessas cidades.


A superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato Simões, ressalta que as ações planejadas pelo Sistema visam ajudar os produtores rurais do sul capixaba. "É um momento muito triste para o Espírito Santo e nós nos solidarizamos com todas as famílias atingidas. Nossas ações vão desde doações para as famílias, até planos de curto, médio e longo prazo para auxiliar os produtores rurais que perderam suas lavouras”, afirma.


Como parte do plano, nas ações de médio e longo prazo, a Federação, através do Senar-ES, disponibilizará o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores rurais atingidos para contribuir com a reestruturação dessas propriedades.


Sua doação faz a diferença! Para contribuir:

Pix: CNPJ: 28.166.130/0001-18

Saiba como ajudar na montagem dos kits de socorro humanitário:


KIT HIGIENE


Sabonete em tablete


Escova Dental Infantil


Escova Dental Adulto


Pasta Dental em Creme Adulto (embalagem de 90g)


Pasta Dental em Creme Infantil (embalagem de 90 g)


Papel Higiênico (Pacote com 04 Rolos)


Toalha de Banho


 


KIT LIMPEZA


Água Sanitária (frasco plástico de 05 litros)


Sabão em Pó (embalagem de 5kg)


Balde em Plástico (Capacidade mínima de 20 L)


Vassoura em Piaçava


Rodo Simples com Base Plástica


Pano de Chão


Escova para Limpeza


Esponja de Louça Dupla Face (pacote com 04 esponjas)


Sabão em Barra Multiuso (embalagem com 5 unidades de 200g)


Saco Plástico para Resíduos (capacidade para 100 L e 20 kg, na cor preta)


 


CESTA BÁSICA


Arroz Branco (tipo 1, saco de 5 kg)


Fubá de Milho (saco de 1 kg)


Açúcar (cristal branco; saco 2 kg)


Sal Refinado Iodado (saco de 1 kg)


Feijão Preto (tipo 1, saco de 1 kg)


Macarrão (tipo espaguete, embalagem 500 g)


Farinha de Mandioca (tipo branca, pacote de 1 kg)


Óleo de soja (refinado, embalagem de 900 ml)


Café (pacote de 500 g)


Biscoito (tipo cream cracker, pacote)


 


Confira os locais de arrecadação:


Sede do Sistema FAES SENAR-ES


Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 1495, Torre A, P4 (Andar), Santa Lúcia, Vitória/ES.


Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim


Endereço: Rua Agripino Oliveira, 60, Independência, Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP: 29.306-450.


Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Compartilhe nas Mídias Sociais