FAES divulga nota oficial referente ao "Estado de Alerta" emitido pela Agerh

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) acompanha com atenção e preocupação os impactos causados pela escassez hídrica em território capixaba e a possibilidade de agravamento da estiagem nos meses de dezembro e janeiro.

Nesta sexta-feira (08), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) declarou Estado de Alerta sobre a situação hídrica no Estado, devido à seca e à baixa vazão nos principais rios e cursos d'água de domínio do Espírito Santo, e apresentou medidas restritivas e de recomendação para os diversos setores usuários do recurso natural que permanecem em vigor até a normalização da situação.

Portanto, conforme a RESOLUÇÃO AGERH Nº 003, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2023, publicada no Diário Oficial do Estado, os agricultores devem adotar o período noturno para a irrigação dos cultivos e ampliar o uso racional da água para a redução do consumo.

Exceto quando se tratar de captações em cursos de água superficiais destinadas à irrigação localizada de olericulturas, limitadas a uma área de 02 (dois) hectares por propriedade; cultivos em estufas, com sistema de irrigação por microaspersões ou irrigação localizada; cultivo hidropônico; e viveiros para produção de mudas.

A Agência também recomenda que as Instituições de Fomento e de Crédito Agrícola suspendam imediatamente e por período indeterminado as operações para a implantação de novos sistemas de irrigação ou para a ampliação de sistemas já existentes, exceto nos casos em que os sistemas objeto do fomento ou crédito agrícola, sejam de trocas para sistemas de irrigação mais eficientes e que possibilitem a redução do uso de água.

O Sistema FAES/SENAR-ES/Sindicatos Rurais está mobilizado em campanha junto aos produtores rurais e à sociedade na orientação e conscientização na economia e no uso racional da água.


Acesse a Resolução Agerh nº 003, de 07 de dezembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado na íntegra aqui.


 


 

Compartilhe nas Mídias Sociais