Experiências com café e cerveja terão destaque na RuralturES 2021

As inúmeras experiências que o turismo rural pode proporcionar serão o forte da RuralturES 2021 (Feira Estadual de Turismo Rural), a ser realizada de 25 a 28 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Um dos destaques será o espaço onde 20 empreendimentos turísticos das Montanhas Capixabas vão convidar os visitantes para experimentar diferentes sensações no copo e na xícara.


Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), o local contará com dez cervejarias e a mesma quantidade de empreendimentos ligados a cafés especiais que já recebem turistas na região. Para capacitar para a Feira, desde a última quarta-feira (13) os empreendedores participam do “Espírito X”, um programa de consultoria em turismo de experiência, que prevê atendimento personalizado nas próximas semanas. Os empreendimentos são localizados em Afonso Cláudio, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.


Além de servir como vitrine para os negócios, o espaço na RuralturES será o primeiro desafio desses empreendedores na oferta de um serviço formatado como turismo de experiência. É o que afirma a coordenadora regional do Sebrae-ES, Christina Haddad Vieira.


Foi feito um diagnóstico sobre cada empreendimento para saber o que precisa ser melhorado para transformar o produto em experiência turística. A ideia é que os empreendedores estejam alinhados com a proposta da experiência, e não só oferecer um bom café ou uma boa cerveja ao turista, mas algo mais consistente e orientado”, diz.


Após a Feira, a segunda missão dos participantes do programa de consultoria será a criação de um roteiro de cervejarias artesanais e cafés especiais, com lançamento previsto para depois do evento.


O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, realizador da RuralturES, mobilizou e envolveu o trade para a capacitação com o “Espírito X”, e também visa, como legado do programa, a inserção desses produtos de experiências no mercado. “É mais um destaque para o destino Montanhas Capixabas no cenário nacional. Nós estamos promovendo capacitação, criação de novos produtos e a política de regionalização no território”, destaca Leandro Carnielli, diretor-presidente do Convention.


Workshop


Nesta segunda-feira (18), no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante, representantes dos 20 empreendimentos atendidos pelo programa “Espírito X” participaram de um workshop com os consultores Cássia Coppo e Célio Sathler, da Boomerang (Vitória).


A empresa contratada atua diretamente na cocriação e estruturação das experiências com o intuito de auxiliar o empreendedor a aumentar e diversificar sua fonte de renda através da oferta de serviços.


Segundo Cássia, ao concluir a consultoria, os empreendedores sairão “com as experiências formatadas com a ideação e compreensão da experiência turística como grande aliado para os negócios, de acordo com a tendência publicada pela Organização Mundial do Turismo”.


“O workshop ‘Espírito X’ vai traduzir a realidade dos empreendimentos, de forma simples para que o público da RuralturES possa conhecer e consumir o que tem de único e exclusivo nas vivências que serão formatas com os sabores dos nossos cafés e o brinde das nossas cervejas artesanais”, avalia a consultora.


O único empreendimento não ligado ao segmento que participa do programa e estará representado na Feira é a Área de Lazer Celso de Oliveira, de Conceição do Castelo. Durante a RuralturES, o proprietário que dá nome ao destino turístico, vai promover passeios de mula saindo do “Polentão” em direção ao trecho da Rota Imperial compreendido entre o centro de Venda Nova e as Sete Curvas. Uma experiência que promete diversão para toda a família.


A Feira


A RuralturES 2021 é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.


Durante os quatro dias de programação, estão previstos 50 stands com expositores, praça gastronômica, fazendinha, arena para aulas show transmitidas pela internet, ciclismo e voo livre virtuais e outras atrações pautadas pela segurança em tempos de pandemia.


O cumprimento aos protocolos sanitários norteou todo o planejamento do evento, tanto nos atrativos quanto na distribuição espacial, para garantir a segurança dos participantes. A ideia é movimentar não somente o local da RuralturES, como também os destinos de turismo rural, incluindo o agroturismo regional, nos dias de evento. Os cuidados vão começar na portaria do Centro de Eventos, onde haverá medição de temperatura dos visitantes.


No próximo dia 29 de outubro, às 18h30, no Senac Venda Nova, os organizadores farão o lançamento oficial da RuralturES 2021. Mais informações no site: www.ruraltures.montanhascapixabas.org.br.  


O Convention- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em nove municípios.


Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.


Nossa missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.


SERVIÇO:


RuralturES 2021


Quando: de 25 a 28 de novembro


Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante (ES)


*Site: www.ruraltures.montanhascapixabas.org.br


*A programação oficial será divulgada em breve!

Fonte: Assessoria de Imprensa RuralturES 2021


 

Compartilhe nas Mídias Sociais