Evento reúne representantes do setor para falar do trabalho da IG do Café Conilon do Espírito Santo

Na última quinta (08) foi realizado um evento on-line para falar sobre a Indicação Geográfica (IG) do café conilon do Espírito Santo.


O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, que é presidente da Federação dos Cafés do Espírito Santo – FECAFES, falou a respeito de aspectos da criação da IG e o papel da entidade em suas atribuições de gerir a Indicação Geográfica.


Bastianello falou da trajetória de desenvolvimento do café conilon no Espírito Santo e a importância histórica da variedade e seu início de cultivo pelas mãos dos visionários, Dário Martinelli e Eduardo Glazar, em São Gabriel da Palha.


Destacou ainda a importância do trabalho conjunto de entidades, tais como, SEBRAE-ES, SISTEMA OCB-ES, INCAPER, INOVATES, COOABRIEL, CAFESUL, COOPBAC, COOPEAVI para a conquista por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em maio (11/05), do nome geográfico “Espírito Santo” para o produto café conilon produzido em território capixaba e que contempla todos os 78 municípios capixabas.


Ele falou ainda sobre etapas que ainda serão realizadas antes do uso do selo do Café Conilon Espírito Santo. Avaliou que todas as regras de participação estão pré-definidas no Caderno de Especificações Técnicas, um normativo importante que define os critérios de participação do produtor. “Para autenticidade do produto e terem direito de uso do selo do Café Conilon Espírito Santo, os produtores que desejarem entrar e terem seu café conilon reconhecido devem passar por um processo”, disse Bastianello.


A gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae-ES, Christiane Barbosa, explicou tecnicamente todos os processos percorridos para o alcance da IG e sua estruturação e a importância desta conquista para o reconhecimento desse produto no estado.


O evento foi apresentado pelo extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Wellington Braida Marré, e contou com a participação do produtor de cafés especiais, cooperado da Cafesul, Luiz Cláudio de Souza, que narrou sua experiência na produção de café conilon de qualidade.

Fonte: Campo Vivo

Compartilhe nas Mídias Sociais