Educação rural: credenciamento aberto para atuação em diversas áreas do agro | FAES-ES Notícias - FAES
Educação rural: credenciamento aberto para atuação em diversas áreas do agro
As vagas para prestadores de serviços do Senar-ES foram ampliadas, com oportunidades para tutores e instrutores
27 de junho de 2025

Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Novas vagas foram abertas para o credenciamento de prestadores de serviços para o Senar-ES. Desta vez, as áreas de credenciamento foram ampliadas, com oportunidades para tutores e instrutores no setor da agricultura, agroindústria, pecuária, entre outros.


Por meio da tutoria é feito o planejamento, a comunicação e o acompanhamento do público atendido. O tutor é o responsável por conduzir aulas teóricas e práticas, aplicar instrumentos de avaliação e acompanhar continuamente o processo iniciado nas aulas virtuais. 


Já a instrutoria envolve a realização de atividades educacionais, tanto de ações da Formação Profissional Rural (FPR), quanto de Promoção Social (PS). Entre essas atividades, destacam-se o nivelamento, o planejamento e a condução de cursos, treinamentos, palestras, seminários, oficinas metodológicas, técnicas e educacionais.


As etapas consistem na inscrição, habilitação jurídica e qualificação técnica, entrevistas, apresentação de miniaula, Treinamento Metodológico para Instrutores (TMI) e nivelamento da regional.


Durante a miniaula, os candidatos a tutores e instrutores serão avaliados com base em critérios como capacidade técnica voltada à educação, metodologia de ensino, postura pedagógica, didática, tempo, clareza e objetividade da apresentação, além do plano de aula.


As vagas para instrutoria contam com áreas e subáreas relacionadas à cafeicultura, apicultura, bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, equideocultura, mecanização agrícola, sanidade animal, apoio às comunidades rurais, irrigação e drenagem, informática, construções rurais, produtos de origem agrossilvopastoris, saúde rural, produção de bens e serviços industriais.


Enquanto a tutoria oferece vagas para as áreas de agricultura, agronegócio, fruticultura, zootecnia, além do módulo básico, que abrange aulas de comunicação, informação, matemática básica e financeira, fundamentos do agronegócio e noções gerais de economia. 


As inscrições devem ser feitas unicamente pelo site da dematech do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo: dematech.io/credenciamento-empresas/senar-es


Vagas de técnicos das áreas de saúde, para atuar no Programa Saúde no Campo, já foram abertas anteriormente: https://www.senar-es.org.br/comunicacao/noticias/inscricoes-abertas-para-credenciamento-de-profissionais-de-s-14291. A divulgação de novas oportunidades de credenciamento, será feita por meio dos canais de comunicação do Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais.

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
faes@faes.org.br
+55 (27) 3185-9227
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495
Torre A, 10º Andar - CEP: 29056-243
Santa Lúcia, Vitória - ES