Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Você sabia que a capital nacional do agroturismo fica no Espírito Santo? Nesta sexta-feira (27), comemora-se o Dia Mundial do Turismo. Entre suas tantas vertentes está o Agroturismo, ou seja, aquele que envolve atividades ligadas ao campo e à vida no interior: visitas a fazendas, colheita de frutas, degustação de produtos locais… E nada melhor do que Venda Nova do Imigrante para oferecer tudo isso e muito mais!
Em agosto do ano passado, o município da região Serrana do estado foi reconhecido nacionalmente como a capital do agroturismo. Considerada como a pioneira em desenvolver o turismo no campo, Venda Nova se destaca na produção de produtos artesanais, além de ser responsável por realizar a famosa Festa da Polenta.
Proprietário de um grande negócio da região junto de sua família e presidente do Sindicato Rural de Venda Nova do Imigrante, Pedro Carnielli acredita que a forma como a comunidade leva suas atividades é a chave para o sucesso de Venda Nova.
“As pessoas daqui levam um espírito de iniciativa e são empreendedoras, talvez não tão voltadas à tecnologia, mas com muita força de vontade. Existe também um espírito comunitário natural, onde a solidariedade prevalece. A população tem uma facilidade em se unir para realizar as coisas, movida pela vontade de ver tudo funcionando de maneira organizada e colaborativa”, afirma.
Com cerca de 70 propriedades, 300 famílias e 1.500 pessoas diretamente voltadas para o agroturismo na região, o café arábica, o socol, os diversos tipos de queijo e um comércio variado, agrada a todos que visitam o local.
A Fazenda Carnielli é a primeira fazenda de Agroturismo do Brasil, e Pedro, que também é diretor da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes), consegue perceber como o turismo da região está abrangendo uma maior variedade de pessoas.
“Antes, o turismo era muito sazonal, focado nos fins de semana e na temporada de inverno. Agora recebemos turistas também nas segundas, terças, quintas… todos os dias temos movimento. Além do público estar mais diversificado, com visitantes de várias partes do país. Muitas vezes aparecem visitantes de lugares que nem imaginávamos”, ressalta Carnielli.
O Turismo Rural de Venda Nova do Imigrante ainda fortalece o turismo sustentável, já que promove a preservação ambiental, estimula a economia local e ajuda na conservação dos costumes agrícolas das comunidades rurais.
Com a cultura italiana por todos os cantos do município, os vendanovenses fazem questão de manter as tradições dos imigrantes, misturando a simplicidade da vida no campo com festividades que destacam a importância das tradições culturais e da herança vinda da Itália. Consolidando, de vez, o agroturismo na região.