Cooperativa capixaba ganha concurso nacional de cafés especiais

A Cooabriel foi vencedora na 6ª edição do concurso Aroma da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em 2021. A cooperativa recebeu o primeiro lugar na categoria Canephora, com 87.25 pontos, pelo microlote de café conilon.

O lote de uma saca do café é de procedência do cooperado Edgar Bastianello. A Cooabriel o arrematou no leilão dos finalistas de outro concurso, o “Conilon de Excelência”, realizado no ano passado, quando Bastianello também foi vencedor.


Regras do Aroma BSCA


A 6ª edição do Concurso Aroma BSCA escolheu os três melhores lotes de café arábica e o melhor lote de café canéfora entre os que obtiveram pontuação acima de 87.0 (arábica) e 85.0 (canéfora) pontos, o que caracteriza elevado padrão de café especial. A premiação aconteceu em fevereiro.


A Cooabriel é uma associada da BSCA e fez a inscrição como entidade cooperativa envolvida nos processos de cafés especiais. O gerente corporativo de comercialização da cooperativa, Edimilson Calegari, participou do evento de premiação.


“O resultado é muito importante. A Cooabriel trabalha incansavelmente no incentivo à melhoria da qualidade do café conilon entre os cooperados e essa premiação é uma prova de que investir em melhores práticas vale a pena. Após vários pedidos, conseguimos inserir o canephora nos concursos da BSCA. Isto foi uma vitória para o conilon especial do Espírito Santo”, disse.


Compra de Lotes


A premiação ocorreu por meio da compra dos lotes, com valor previamente estipulado no regulamento do concurso, realizada entre torrefações, cafeterias, corretores e exportadores associadas à BSCA.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, também reforçou a importância da premiação. “A BSCA é uma entidade muito séria e trabalha na promoção dos cafés especiais brasileiros. Vencer essa categoria significa muito, principalmente, porque valida e insere cada vez mais o café conilon na rota dos cafés especiais do Brasil”, finalizou.


Sobre a Cooabriel


A Cooabriel é maior cooperativa de Café Conilon do Brasil. Com sede em São Gabriel, tem atuação tanto no Espírito Santo quanto na Bahia. Possui 11 unidades de negócios, mais de 6.000 sócios e 348 colaboradores. A cooperativa recebe a produção de café de seus sócios, padroniza e armazena para que eles possam comercializar a produção.


A Cooabriel também financia a produção, garantindo crédito aos sócios, com condições facilitadas. A cooperativa possui 15 lojas agropecuárias onde são comercializados insumos, implementos e peças, em condições de preços mais competitivos para os sócios.


Sobre a BSCA


A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) foi fundada em 1991 por 12 empreendedores. A instituição congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais.

A BSCA tem por finalidade, através de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo.

É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados através de selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.


Fonte: ES Brasil


 

Compartilhe nas Mídias Sociais