Coffee Of The Year: Cinco dos 26 capixabas finalistas já foram atendidos pela ATeG | FAES-ES Notícias - FAES
Coffee Of The Year: Cinco dos 26 capixabas finalistas já foram atendidos pela ATeG
Separados pelas categorias Arábica e Conilon, 17 e 9, respectivamente, são cafés do Espírito Santo
22 de novembro de 2024

Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Os cafés capixabas seguem sendo referência em qualidade no país! Entre os 65 finalistas do Coffee Of The Year (COY) anunciados na Semana Internacional do Café (SIC), 26 são produzidos em solo espírito-santense. Separados pelas categorias Arábica e Conilon, 17 e 9, respectivamente, são do Espírito Santo. 


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado (Senar-ES) também contribui para esse resultado, já que 5 dos produtores finalistas já foram atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).


O café da produtora Tatiana Favoreto do município de Muniz Freire foi um dos 50 selecionados do café arábica. Outros cafés finalistas que enfrentarão o voto popular são os arábicas do Deneval Vieira e do Douglas Vieira, ambos de Iúna.


Já com o café conilon, Rayner Francisco Garcia, de Alto Rio Novo, chegou à final do COY, entre 15 selecionados. Assim como o canéfora do Luiz Claudio de Souza, cultivado no município de Muqui. 


O finalista Rayner mal pode acreditar que seu café chegou onde chegou, e agora está na torcida para que alcance o pódio, logo mais anunciado. 


“Meu troféu já está garantido, porque nós estamos entre os 15 melhores conilons do país! Isso já é um prêmio. Mas estou confiante com o resultado final! Eu sei que, assim como o nosso, tem muito café bom. Mas a gente preparou, trabalhou, e estamos confiantes”, afirma.


O técnico de campo de Tatiana, Klinger Chaves, se alegra com cada resultado e fala da importância de os produtores capixabas apostarem em suas propriedades e participarem de concursos como o Coffee Of The Year. 


“Antes não éramos conhecidos pela qualidade do café, mas hoje o Caparaó Capixaba é referência mundial na produção de cafés especiais. Isso traz visibilidade para nossa região, conseguimos agregar valor no nosso produto, aumentar as oportunidades de comércio e potencializar outras áreas da nossa economia, como o turismo. E o produtor rural é a base de tudo isso! E a participação de todos do agro faz com que sejamos cada vez mais fortes”, ressalta.


Tatiana, Deneval, Douglas, Rayner e Luiz Claudio são os cinco finalistas que já foram assistidos pela ATeG. Agora, os cafeicultores aguardam o resultado final. A premiação acontecerá a partir das 15h desta sexta-feira (22), no Grande Auditório do Expominas, em Belo Horizonte (MG), onde está acontecendo o evento desde a quarta-feira (20). 


Coffee Of The Year


Os inscritos no COY passam por três fases. Na primeira são enviadas amostras de cafés especiais de todo o país, na qual profissionais licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI) fazem a torra e a prova dos materiais. A partir daí são anunciados os cafés selecionados para a segunda parte: Entre os 180 finalistas, 54 são capixabas. Sete deles atendidos pela ATeG.


A etapa seguinte foi decidida diretamente da Semana Internacional do Café (SIC), onde foram provadas e votadas por compradores participantes do evento. O anúncio das amostras classificadas acontece durante a programação da feira. Os selecionados vão para a final, onde quem decide é o público. 

Foto: Divulgação/SIC

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
faes@faes.org.br
+55 (27) 3185-9227
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495
Torre A, 10º Andar - CEP: 29056-243
Santa Lúcia, Vitória - ES