CNA lança prêmio para reconhecer melhores salames artesanais do Brasil

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu, na terça (7), as inscrições para o II Prêmio Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria com o objetivo de reconhecer os produtores dos melhores salames (tipo italiano) artesanais do Brasil.


O Prêmio é realizado em parceria com a Academia da Charcutaria. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março no site da CNA .


Cada produtor de salame artesanal (tipo italiano) poderá inscrever apenas um produto para participar do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023. Os participantes deverão enviar amostras a partir de 6 de março com as especificações que constam no regulamento . Não serão aceitos produtos sem registro nos órgãos de inspeção, em qualquer uma das instâncias - municipal, estadual, distrital ou federal.


As amostras de salames enviadas pelos produtores serão submetidas a um processo de avaliação por um júri técnico formado por especialistas nacionais. Serão selecionados para concorrer na etapa do júri popular, os sete produtos com melhor classificação. A etapa final será uma avaliação da história do produto.


imagem

Nessa edição teremos uma pontuação extra voltada para produtores rurais que criam animais utilizados na produção de seus salames. Esses produtores receberão um bônus de 10% sobre a sua pontuação final.


Os cinco primeiros colocados vão receber certificados e premiações em dinheiro que totalizarão R$18.000,00.


O concurso é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com produção artesanal, e foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.


Além da charcutaria, já foram premiados queijos artesanais, chocolates artesanais e cachaças de alambique.


Serviço:


Esclarecimentos e/ou informações sobre o presente regulamento podem ser solicitados à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pelos e-mails fernanda.silva@cna.org.br e/ou pbacharcutaria@cna.org.br .


Envio das amostras para o endereço:
Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Endereço: SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo
CEP 70.830-903 - Brasília/DF


Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Compartilhe nas Mídias Sociais