Casagrande busca agilizar ferrovia que liga ES a Minas Gerais e Goiás
O governador do Espírito Santo, Renato Casa Grande (PSB), se reúne nesta segunda-feira (23) com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para dar prosseguimento às articulações para a consolidação do trecho ferroviário denominado Corredor Centro-Leste, que interliga os três Estados.

Acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, o governador cumpriu a primeira parte da agenda em Goiânia pela manhã com Caiado. Segundo ele, a reunião ressalta o desejo de uma articulação regional para unificar as ações dos três Estados em torno de um projeto que melhore a eficiência logística do Brasil. 

"O Corredor Centro-Leste é uma exelente oportunidade para o país, com pouco investimento e que viabiliza a logística de transporte de grãos e produtos industrias com muita produtividade. O debate que fizemos, a consolidação desse projeto, para que possa se colaborar com o país, para que ele seja mais eficiente", destaca Casagrande. 

O governador defende como Goiás é um grande produtor de grãos, é prossível, através do aumento da eficiência logística, reduzir o custo final ao produtor e ao consumidor, aumentando também a competitividade do Brasil. Hoje, segundo ele, o custo Brasil no que se refere a transporte é alto e isso só se resolve com investimento em logística. 

RENOVAÇÃO DA CONCESSÃO DA FCA

Esse corredor já existe atualmente, conectando os portos da Grande Vitória aos Estados da Região Centro-Oeste pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concedida à VLI, e depois pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), administrada pela Vale. Mas, para melhorar a malha atual, o que os três gorvernadores defendem que seja feito através de rescursos da renovação da concessão da FCA. 

"A oportunidade que temos é agora na renovação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que será proposta ao governo federal e à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). É neste momento que a gente tem que atuar, para que investimentos que melhore esse corredor, seja feito nessa renovação", destaca Casagrande. 

Fonte: A Gazeta.

Compartilhe nas Mídias Sociais