Capixaba se destaca no programa CNA Jovem

Fernando Acácio de Oliveira, produtor rural e professor, fez parte do grupo de destaque vencedor, o EducaAgro, do maior programa de lideranças jovens do setor de alimentos, o CNA Jovem, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Nesta semana foram conhecidos os premiados da quarta edição do programa, no encontro virtual transmitido na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília. 


O grupo EducaAgro se sobressaiu entre as 10 equipes formadas para apresentar soluções para os sete desafios prioritários do agro, com foco nas áreas institucional, sindical, político-partidária, educacional e empresarial. Todos os integrantes do grupo e o mentor receberam troféus, um notebook e inscrições para participar do Youth Agribusiness Movement International (YAMI) 2021. 


“Participar do Programa CNA Jovem ampliou os horizontes do agronegócio na minha vida. Durante meses trabalhamos com muita intensidade para criar nossa solução com o projeto Núcleo de Inteligência em Bioinsumos. Tive como aprendizado a capacidade de liderança em prol de nosso principal beneficiário, o produtor rural, com o objetivo de facilitarmos que ele continue alimentando o país e o mundo de maneira sustentável. Finalizo esse ciclo super feliz e com energia para dar continuidade ao projeto com minha equipe EducaAgro”, revelou Fernando. 


Outros três jovens representaram o Espírito Santo no programa nacional e estavam entre os 76 finalistas da 4ª edição: Cátia Aparecida Simon, Joab Luhan Pedrosa e Mayara Corrêa de Souza. Cátia integrou o grupo que ficou em 3º lugar na premiação. Confira seus depoimentos: 


“O CNA Jovem me mostrou que nós devemos conhecer nosso propósito de vida e buscar por ele. Me fez entender que o melhor líder é aquele com característica humana, que cria seguidores e não sabotadores. O programa também me mostrou que as relações interpessoais fazem toda a diferença no setor profissional e pessoal. Enfim, foi muito aprendizado! Vocês, jovens que são o futuro do nosso Estado, não deixem de participar da próxima edição do programa”, incentivou Cátia. 


“O conhecimento e o aprendizado técnico nos últimos 14 meses, ao participar do CNA Jovem, foram indiscutíveis. Mas eu acredito que ao longo dessa jornada o meu maior aprendizado como pessoa, sem dúvidas, foi lidar com as diferenças e, com isso, me tornar um profissional e um ser humano melhor e mais resiliente. Além do que representar o Espírito Santo foi uma grande responsabilidade, por ser um Estado que me acolheu e tem me proporcionado diversas oportunidades, sempre com muito carinho e respeito. Já me considero um capixaba de coração”, falou Joab. 


“O CNA Jovem acrescentou muita coisa em minha vida, na dos jovens e na das pessoas que convivem com os participantes do programa. Foram 14 meses de muita dedicação e entrega. Um grande marco do programa para mim foi a procura do nosso propósito de vida. Isso foi um divisor de água na vida de todos os participantes. Foi emocionante começar a ver o que realmente gosto, trabalhar com o que eu gosto e ver o quanto isso me alimenta. É muito importante trabalhar com o que a gente acredita e gosta, porque quando surgem os problemas, a gente sabe enfrentá-los, buscando formas de contorná-los”, disse Mayara. 


CNA Jovem  


O programa é focado no desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar e busca estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras e inovadoras.  


A quarta edição iniciou em agosto de 2020 e registrou 3.742 jovens inscritos com idade de 22 a 30 anos. Dos 80 jovens classificados para participar, 76 finalistas de todas as regiões brasileiras chegaram ao fim da edição. Eles receberam 300 horas de atividades, mentorias e conteúdos totalmente digitais.  


O jovem que passa pelo CNA Jovem tem oportunidade de participar de atividades e de discussões de grande relevância. Desde a primeira edição, em 2014, aproximadamente cinco mil jovens já participaram de alguma etapa do programa. 

Fonte: Comunicação Senar-ES

Compartilhe nas Mídias Sociais