Capixaba é um dos destaques da 6ª edição do Programa CNA Jovem | FAES-ES Notícias - FAES
Capixaba é um dos destaques da 6ª edição do Programa CNA Jovem
Com o projeto Peixe Legal, médico veterinário de Água Doce do Norte superou 3.700 participantes e garantiu lugar no Top 10 nacional
11 de dezembro de 2025

Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Um capixaba conquistou um lugar entre os 10 selecionados da 6ª edição do Programa CNA Jovem. Com o projeto ‘Peixe Legal’, o médico veterinário de Água Doce do Norte, Nícolas Gouvêa dos Santos, avançou etapa por etapa, superando 3.700 jovens até chegar entre os ganhadores.


O anúncio dos destaques foi feito durante o encontro nacional entre os participantes do programa, que ocorreu no último domingo (7), na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília. Além do Espírito Santo, representado por Nícolas, os estados da Bahia, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina completaram a lista.


Os projetos do Top 10 possuem temas que vão desde a comercialização até o agroturismo, passando pela suinocultura, caprinocultura, cacauicultura e piscicultura, entre outros.


No caso do projeto desenvolvido pelo capixaba de 25 anos, os piscicultores são os protagonistas. O Peixe Legal é uma plataforma digital que busca facilitar o acesso desse público ao mercado do processamento do pescado.


“No Brasil diversos produtores possuem a criação de peixes, mas poucos chegam de fato na etapa que gera renda, e muitas vezes por medo e pela insegurança das legislações e burocracias. Então a plataforma, ela visa justamente isso, facilitar, simplificar todo o passo a passo, desde a construção, legalização e operação de uma agroindústria de pequeno porte”, explica Nícolas.


Foi vendo o pai trabalhar na roça, que Nícolas decidiu seguir carreira dentro do agro. Durante o curso técnico em Agropecuária, teve a certeza de que não tinha outro caminho a seguir, então optou por cursar Medicina Veterinária. A partir daí, com a vivência entre os piscicultores da região, que o jovem líder passou a observar os percalços na atividade.


Agora, com o Peixe Legal, os produtores de tilápia podem passar a ter ganhos consideráveis no ofício: até o momento, propriedades que aderiram à iniciativa já obtiveram aumento de 20% na fonte de renda. A sociedade também ganha, com produtos seguros para o consumo, enquanto o Sistema ganha com a regularização fiscal.


A analista técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Lidiane Gomes, à frente do CNA Jovem no estado, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do Programa para o agro do Brasil.


“O Nícolas trouxe uma iniciativa muito prática e muito necessária, que é a plataforma Peixe Legal, com o intuito de orientar o produtor a iniciar, regularizar e até agregar valor ao seu produto, que é a Tilápia. Esse foi um dos projetos de destaque do CNA Jovem, que é um programa muito rico e revolucionário, que desenvolve lideranças dentro dos estados, já com o foco no futuro do agro”, afirma.


Os jovens selecionados serão enviados em uma missão técnica para conhecer a produção agropecuária brasileira nas cinco regiões do país, em 2026. O prêmio também inclui a participação no programa Porta-Vozes do Agro.


Além de Nícolas, outros dois jovens capixabas chegaram à fase nacional do programa. Paloma Pancieri, de São Mateus, apresentou uma iniciativa voltada à cadeia produtiva da pimenta-do-reino. Enquanto Richarles Machado, de Afonso Cláudio, levou a sucessão familiar para o centro da discussão.


Para o analista técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), Bruno Amorim, que também representa o programa no estado, a participação no CNA Jovem pode mudar o futuro dos participantes e do agro.


“O Sistema Faes/Senar/Sindicatos Rurais agradece o empenho e a dedicação de todos os jovens. O reconhecimento do Nícolas como premiado aumenta internamente a expectativa de que ele — e outros jovens que participaram do programa — possam, em um futuro próximo, exercer papéis de liderança e ajudar a impulsionar o agronegócio capixaba”.


Durante a premiação, foi anunciado que, no próximo ano, o Sistema CNA/Senar selecionará 100 jovens das três últimas edições do programa para integrarem um plano de desenvolvimento de médio prazo, voltado à conclusão da formação e à preparação para a atuação no Sistema.

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
faes@faes.org.br
+55 (27) 3185-9227
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495
Torre A, 10º Andar - CEP: 29056-243
Santa Lúcia, Vitória - ES