Capixaba é o único brasileiro selecionado para curso internacional de Gestão de Recursos Hídricos em Israel

Helder Ribeiro, supervisor do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-ES), foi escolhido como o único representante brasileiro para participar de um curso internacional de grande relevância no campo da agricultura. O evento, intitulado "Gestión Sostenible de Recursos Hídricos para el Desarrollo Agrícola", acontecerá em Israel, entre os dias 30 de outubro e 16 de novembro de 2023.


O curso, que será ministrado em espanhol, é direcionado a profissionais com cargos gerenciais e/ou técnicos, que fazem parte de instituições e organizações do setor público e privado, envolvidos na gestão de recursos hídricos, planejamento e/ou implantação de projetos de irrigação em nível nacional, regional ou municipal.


O principal objetivo deste programa de formação é proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a expertise de Israel na gestão dos recursos hídricos voltados para o desenvolvimento da agricultura intensiva sobre irrigação. Além disso, o curso busca criar um ambiente propício para a discussão e análise de projetos inovadores, visando adaptá-los às condições específicas de cada país participante.


Helder compartilhou sua empolgação com a oportunidade única recebida pelo SENAR e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de aprender com um país referência mundial no desenvolvimento de cultivos irrigados. "Conhecer como cultivar em situações climáticas críticas com a falta de água é como se tivéssemos uma visão futura de algo que em Israel os produtores já vivenciam no presente", afirma.

                                                                            


Ele também enfatizou a importância de adquirir conhecimentos que possam ser compartilhados com a equipe de trabalho do SENAR e, consequentemente, transferidos para os produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial. “Essas tecnologias têm o potencial de melhorar significativamente o desenvolvimento da agricultura no estado do Espírito Santo, ajudando a enfrentar desafios como as secas ocorridas nos anos de 2015 e 2016”, comenta o supervisor.

A superintendente do Senar-ES, Leticia Simões, disse que a participação de Helder é motivo de orgulho. “Sua seleção como o único representante brasileiro é um reconhecimento de sua dedicação e competência na área, além de comprovar o compromisso do Senar-ES em promover o crescimento e a capacitação de nossa equipe. Os conhecimentos que ele irá adquirir durante essa experiência enriquecedora certamente contribuirão para aprimorar nosso programa de Assistência Técnica e Gerencial. Isso nos permitirá oferecer aos produtores rurais do Espírito Santo soluções mais avançadas e sustentáveis, fortalecendo assim o setor agrícola em nosso Estado”, afirmou Leticia.


Entre os tópicos abordados no programa, destacam-se:



  • Políticas e estratégias na gestão integral dos recursos hídricos: uma análise das abordagens políticas e estratégicas que Israel utiliza para otimizar o uso da água na agricultura.

  • Uso eficiente dos recursos hídricos convencionais e não convencionais: explorando métodos para maximizar a eficiência hídrica na agricultura.

  • Coleta e conservação da água: técnicas avançadas de coleta e armazenamento de água.

  • Qualidade da água para uso agrícola: garantir que a água utilizada seja de alta qualidade, fundamental para a produção de alimentos saudáveis.

  • Tratamento e reutilização de efluentes na agricultura: práticas sustentáveis de tratamento de água para reutilização.

  • Implementação de sistemas de rega: a adoção de sistemas de irrigação avançados.

  • Tecnologias Aplicadas: o uso de tecnologias de ponta para otimizar a produção agrícola.

  • Pesquisa, treinamento e extensão: o papel da pesquisa e da educação na melhoria contínua da agricultura.



Fonte: Assessoria de comunicação do Senar-ES

Compartilhe nas Mídias Sociais