
Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Faes / Senar-ES
Em homenagem ao Mês do Produtor Rural, o Sistema Faes / Senar-ES lançou uma campanha que visa valorizar o trabalhador e mostrar o caminho do alimento, do campo até a mesa. Com o objetivo de diminuir a distância entre o urbano e o rural, a iniciativa conta as histórias de quem está por trás do nosso alimento de cada dia.
A ação “De Onde Vem o Alimento?” integra a campanha institucional “Agro. O alimento é o que nos une”, também desenvolvida pelo Sistema, com a proposta de destacar o papel essencial do agro na produção de alimentos e na promoção da sustentabilidade econômica e social no Espírito Santo.
Durante a divulgação da campanha, são contadas as histórias de famílias que fazem parte do agro capixaba, e que já foram atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Espírito Santo (Senar-ES).
Por meio da família Favoreto conhecemos o dia a dia de um cafeicultor, já a família Debona ficou responsável por nos apresentar uma plantação de abacates, enquanto a família Andrade da Cunha nos mostrou um pouco sobre a produção de queijos. Conhecemos também as histórias de Duila Rosa, produtora de cacau, e de Sidenir Araújo, que é piscicultor.
Ao longo do ano, novas histórias do interior do Espírito Santo serão divulgadas nas redes sociais do Sistema, a cada mês com uma nova cadeia produtiva. A intenção vai além de valorizar cada área importante para a agricultura capixaba, mas também tem o objetivo de levar reflexão àqueles que não conhecem o processo de produção de alimentos cotidianos.
Conheça as histórias
CafeiculturaDe onde vem o alimento?
Outra etapa da campanha apresentou o questionamento diretamente a quem consome. Nesta quinta-feira (10), uma ação no Supermercado Ramos, em Cobilândia, Vila Velha, fez a ponte entre o consumidor final e a origem do alimento, levando o discurso do campo para dentro da cidade.
O local de conexão entre o consumidor e produtor, se tornou um espaço de reflexão e educação sobre o agro. Totens e placas foram espalhados pelo supermercado, chamando a atenção de quem estava fazendo compras.
Com um quiosque instalado no setor de hortifruti, os clientes do local podiam participar de um questionário sobre as origens dos alimentos. Perguntas como: “você sabe o que é apicultura?” e “qual é a fruta mais produzida no Espírito Santo?” fizeram o público refletir sobre a importância do campo para a sociedade e tirar dúvidas sobre a agricultura e o processo dos alimentos.
Durante a ação no supermercado foi gravada uma reportagem especial com a equipe do Em Movimento, da TV Gazeta. Também levantando questões sobre o as origens dos alimentos, a matéria, que deve ir ao ar no dia 26 de julho, conta a trajetória dos produtos rurais, do campo às prateleiras dos supermercados, destacando o papel essencial do produtor rural.
A ação também estará presente na Feira da Agricultura Familiar do Espírito Santo (Feafes), nos dias 25, 26 e 27 de julho. O evento, que acontecerá na Praça do Papa, terá entrada gratuita durante todos os dias e contará com um estande do Sistema. Os interessados em conhecer a campanha, podem comparecer das 16h às 22h na sexta-feira, das 10h às 22h no sábado e das 10h às 18h no domingo.