Café Três Anas: união entre irmãs vira café especial com a ajuda da ATeG | FAES-ES Notícias - FAES
Café Três Anas: união entre irmãs vira café especial com a ajuda da ATeG
Tatiana, Juliana e Poliana fizeram do legado da família um meio para se dedicar à produção de cafés especiais
7 de julho de 2025

Por: Carolina Vieira
Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Três irmãs com particularidades em comum: o “ana” no fim de cada nome e o amor por café. Tatiana, Juliana e Poliana fizeram do sítio e do legado da família um meio para se dedicar à produção de cafés especiais. Criadas em Muniz Freire, na região Sul do Espírito Santo, as irmãs Favoreto cuidam de todo o processo do Café Três Anas, do pé à xícara.


Com a ajuda da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo, as Anas passaram a ver potencial no sítio familiar de quase 70 anos.


O técnico de campo que assiste o sítio dos Favoretos, Klinger Chaves, aponta que o fator determinante para o sucesso do Café Três Anas, foi que a família percebeu o sítio como uma empresa.


“Eles tiveram muito planejamento e, acima de tudo, muito trabalho. Então quando o Senar chegou, nós quantificamos isso para eles e planejamos as ações. Sendo eles produtores de café especial, a gente conseguiu ter um planejamento junto com a família, desde a escolha da variedade de café, a altitude no terreno, o espaçamento das lavouras, o sistema de condução de podas, nutrição, até chegar na qualidade do café a ser servido para o consumidor final”, pontua.


O sucesso na lavoura fez com que as irmãs expandissem os negócios. Duas cafeterias, chamadas de Delícias do Caparaó, uma em Muniz Freire e outra em Iúna, oferecem os cafés especiais, além das delícias feitas por Poliana. As receitas que deram início ao projeto da primeira cafeteria, foram aprendidas em treinamentos dados pelo Senar-ES.


Enquanto Poliana cuida da cozinha, Juliana é a responsável pela parte administrativa, e Tatiana, pela lavoura. “O café sempre nos uniu, a gente sempre esteve em volta do café, seja nos encontros de família ou na lavoura. Temos essa proximidade com o café a vida toda. E trabalhar com o café, junto delas, e levar o legado da nossa família é muito bacana, porque a gente complementa uma outra, cada uma dentro do seu ambiente”, destaca Poliana.


A história da família com o café começou há aproximadamente sete décadas, com os avós das irmãs, mas o nome da marca surgiu por meio de conhecidos, que confundiam as irmãs e passaram a se referir a elas como “as três Anas do café”.


A logo dos cafés especiais também tem um significado em referência ao amor de irmãs. “A gente é muito unida, tanto é que a logo do Café Três Anas é um elo triplo. E eles não se dissipam, eles não se soltam. E eu acho que a gente é muito isso. E eu espero que a gente continue sendo esse elo, esse significado do Três Anas, para sempre”, declara Juliana.


Cada etapa do Café Três Anas carrega cuidado e afeto, mas também carrega técnica e compromisso com a qualidade dos cafés especiais, que vão desde as Delícias do Caparaó até às casas dos clientes. E o Senar-ES faz parte dessa história.


“O café Três Anas é muito grato ao Senar por trazer essa assistência, essa qualidade, nos mostrar como fazer para levar o melhor até a xícara dos nossos clientes. E a gente sempre fala que ‘’cafés especiais unem pessoas especiais’”, ressalta, Tatiana.


Mesmo expandindo os negócios, aprimorando a produção e aumentando as vendas, as irmãs seguem com o mesmo princípio do café especial do Sítio Três Anas: fazer para as pessoas o que fariam para a própria família.

Assista a história do Café Três Anas: https://www.youtube.com/watch?v=Bsdz8P7aLEQ

Compartilhe nas Mídias Sociais

Fale Conosco
faes@faes.org.br
+55 (27) 3185-9227
Av. Nossa Senhora da Penha, 1495
Torre A, 10º Andar - CEP: 29056-243
Santa Lúcia, Vitória - ES