Café das Montanhas do Espírito Santo leva a melhor no Cup of Excellence – Brazil 2020

Nesta terça-feira (10), aconteceu a cerimônia de premiação do Cup of Excellence – Brazil 2020, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e apresentação realizada por Vanusia Nogueira, diretora-executiva da entidade.


A edição do concurso contou com a inscrição de 655 lotes, dos quais 100 foram selecionados para a segunda etapa da competição. Após essa seleção, as amostras foram reavaliadas e os 35 cafés que obtiveram nota igual ou superior a 87 pontos compuseram a lista dos finalistas da fase nacional.


Normalmente, são premiadas as 25 melhores amostras do concurso, porém, por conta da maior quantidade de cafés com notas acima de 87 pontos, foram anunciados 30 cafés vencedores (COE Winners) e três cafés National Winners.


“Como as notas ficaram muito parecidas, nós decidimos ampliar o número de ganhadores do COE, chegando ao limite que a Alliance for Coffee Excellence (ACE) determina para todos os países, que são 30 lotes. Nós tínhamos 30 lotes acima de 87 pontos e conseguimos autorização da ACE para leva-los, assim como os outros países fizeram, para o leilão do COE”, explicou Vanusia.


Com grande presença de pequenos produtores, a edição deste ano teve como ganhador o cafeicultor Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa, do Sítio Escondica, de Venda Nova do Imigrante (ES). O café capixaba alcançou o primeiro lugar do pódio com 90.03 pontos. Confira abaixo as demais posições e pontuações:



Os 30 cafés COE Winners serão enviados para fora do Brasil e ficarão disponíveis para mais de 100 compradores de todo o mundo. A BSCA entrará em contato com os três produtores National Winners para também oferecer a oportunidade de participarem do leilão internacional, marcado para acontecer no dia 10 de dezembro.


O Cup of Excellence – Brazil 2020 é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).


Para quem perdeu a transmissão, o vídeo da cerimônia de premiação está disponível no YouTube. Clique aqui.

Fonte:
Campo Vivo

Compartilhe nas Mídias Sociais