Assistência Técnica e Gerencial traz resultados imediatos ao produtor rural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, em Brasília, no dia 08 de março, o Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que reuniu representantes de 26 estados, incluindo o Espírito Santo. O evento teve o objetivo de realizar um balanço das ações promovidas nos 10 anos da metodologia e abordou as iniciativas que a entidade está desenvolvendo para ampliar os atendimentos e proporcionar melhores resultados para os produtores rurais.


A supervisora geral do projeto no ES, Cristiane Oliveira Veronesi, conta que durante o evento as equipes trabalharam assuntos relacionados à inteligência emocional, comunicação, autoconhecimento, entre outros, tudo com foco em aperfeiçoar as técnicas para continuar evoluindo no atendimento aos produtores rurais. “Também fizemos um alinhamento muito importante para nivelar a excelência da assistência em todo o Brasil”, afirma.


A diretora nacional da ATeG, Andrea Barbosa, afirmou que a metodologia traz resultado imediato para o produtor rural e sua família com melhoria na qualidade de vida, já que é um atendimento personalizado que respeita os limites e a realidade de cada produtor rural. "Nossa meta é contribuir para a formação de uma nova classe média rural nos próximos quatro anos. Para isso, vamos investir na preparação das equipes e ampliar o número de técnicos de campo, passando de seis para 10 mil em dois anos", ressaltou.


No Espírito Santo, por exemplo, o atendimento começou com 407 propriedades rurais em 2015, conta Cristiane. “Já foram atendidas, ao todo, mais de 3.600 propriedades, um crescimento acima de 800% em nove anos. Atendemos, atualmente, 1.700 produtores em dez cadeias produtivas e a meta é ampliar, a partir do segundo trimestre de 2023, para mais 600 propriedades.


O que é a ATeG?


O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, além de assistir o produtor, proporciona a adequação ambiental da propriedade e a regularização dos aspectos legais exigidos ao estabelecimento rural. O modelo de atendimento do programa consiste em uma visita mensal de 4 horas em cada propriedade, de forma individualizada. O produtor recebe esse atendimento de forma gratuita por um período de 2 anos e quatro meses.


A metodologia desenvolvida na Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em 5 etapas que abrangem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar; e avaliação sistemática de resultados.


Como Participar?


Entre em contato com Senar-ES: (27) 3185-9218 ou procure o Sindicato Rural do seu município.

Fonte: Assessoria de comunicação CNA / Comunicação Senar-ES

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