Aprendizado no Campo: Conheça os programas do Senar-ES que levam conhecimento para produtores rurais

Com o intuito de aprimorar a vivência e experiência no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), em parceria com a Federação de Agricultura e Sindicatos Rurais, leva capacitações profissionais ao público rural.


As formas de aprendizagem são divididas em quatro programas: Formação Técnica (e-Tec), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Formação Profissional Rural (FPR) e Atividades de Promoção Social (PS).  Saiba mais sobre cada um:


e-Tec


Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a e-Tec é a formação técnica do Senar que oferta cursos de nível médio com atividades semipresenciais. 


Com o foco de impulsionar quem busca se posicionar no mercado de trabalho e no Agronegócio, a e-Tec conta com cinco opções de cursos: Agricultura, Agronegócio, Fruticultura, Florestas e Zootecnia. 


O curso de Agricultura é novidade, as primeiras turmas iniciarão em março de 2024,  enquanto os de Agronegócio, Zootecnia e Fruticultura já são ofertadas pelo Senar-ES há um tempo. O curso técnico em Floresta ainda não foi ofertado no estado.


Os tutores presenciais acompanham os alunos nas aulas teóricas e práticas que acontecem nos Polos de Ensino, já na plataforma online eles são assistidos por monitores, mediares e Tutores EaD. No fim do programa, os alunos recebem o diploma de habilitação técnica, reconhecido pelo MEC.


Os cursos de Agricultura, Agronegócio, Florestas e Zootecnia têm duração de 2 anos, enquanto Fruticultura dura 2 anos e meio.


 


ATeG


A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) acompanha o produtor individualmente durante dois anos e quatro meses. Com visitas mensais de quatro horas em cada propriedade, o serviço gratuito oferecido tem o foco na gestão, geração de renda e na melhoria de produção, baseado em cinco ações:



  1. Diagnóstico produtivo individualizado;

  2. Planejamento estratégico;

  3. Adequação tecnológica;

  4. Capacitação profissional complementar;

  5. Avaliação sistemática de resultados.


 


Formação Profissional Rural


Dedicado a pessoas do campo, a Formação Profissional Rural (FPR) funciona no formato presencial, à distância ou híbrido (com aulas presenciais e EaD). No Espírito Santo, atualmente, possuem mais de 100 opções de cursos disponibilizados gratuitamente, que auxiliam na profissionalização do público do meio rural.


O formato EaD ainda permite que mais pessoas sejam alcançadas, consequentemente aumentando a produtividade, a qualidade de vida e a renda desses produtores.


A duração de cada treinamento varia entre 2 e 75 dias, com carga horária de 16 a 54 horas, dependendo do curso escolhido. No momento, são 115 cursos com matrículas abertas.


Entre as opções de Formação Profissional existem os cursos com ou sem o acompanhamento de um tutor, que podem ser feitos pelo aplicativo do Senar EaD, além dos treinamentos por WhatsApp.


São 15 categorias com diversos cursos relacionados. Uma das categorias é de Construções Rurais, que possui cursos de Proteção de Nascentes, Manejo Produtivo de Apicultura e Gestão da Atividade Agropecuária: Custos de Produção.


Outro exemplo é o de Administração Rural, com cursos de Atendimento ao Cliente para Produtores Rurais, Administração Rural e Busca por Resultados e Segurança Rural.


Já a categoria de Produção Animal conta com cursos como o de Manejo Racional e Bem-estar de Bovinos, Inseminação Artificial em Tempo Fixo e de Manejo de Cavalos.


Todos esses exemplos são cursos de Ensino à Distância, feitos sem tutoria, com aulas por aplicativo ou WhatsApp. Ou seja, o público rural de todo o Brasil pode fazer.


Acesse ead.senar.org.br/senar-play e saiba mais.


Atividades de Promoção Social


As atividades de Promoção Social são aquelas com enfoque educativo, que leva conhecimento, mudanças de atitudes e habilidades pessoais aos produtores rurais e às suas famílias.


Ao desenvolver novas aptidões, o público rural garante maior participação na vida comunitária, além de despertar consciência crítica e, principalmente, provocar uma melhoria na qualidade de vida como cidadãos.


Sempre voltadas para a educação, as atividades de promoção social abordam temas como o empoderamento, a sustentabilidade, o respeito às diversidades, a inclusão social e digital, a organização comunitária, o consumo consciente, a solidariedade, o exercício da cidadania, o protagonismo e o autoconhecimento.


Confira as áreas de atividades de Promoção Social do Senar do Espírito Santo:



  • Alimentação e Nutrição;

  • Apoio às Comunidades Rurais;

  • Artesanato;

  • Educação;

  • Organização Comunitária;

  • Saúde.


As atividades de Promoção Social possuem caráter educativo e preventivo, estão enquadradas na modalidade de educação não formal e devem ter continuidade.


 


Missão do Senar


O Senar possui a missão de realizar ações educacionais, contribuindo para o desenvolvimento do produtor e do trabalhador rural brasileiro com foco na produção sustentável, na inovação e na valorização das pessoas do campo.


Sendo assim, a cada ano, o Senar atende milhares de brasileiros no campo gratuitamente, promovendo a qualificação e o aumento da renda, por meio de cursos que englobam cerca de 300 profissões nas diversas áreas do agronegócio.


Para o primeiro trimestre de 2024, a estimativa é que as ações do Senar-ES alcancem um público de mais de 3 mil pessoas.


Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES
Por Carolina Vieira


 

Compartilhe nas Mídias Sociais