Apoio ao produtor rural: Confira as ações do Senar-ES para o 1º trimestre de 2024
Novo ano, novas ações. O Senar-ES planejou um 2024 agitado, com um calendário cheio de ações para apoiar o produtor rural. Nestes primeiros três meses do ano haverá programas especiais e quase 300 treinamentos voltados ao público do campo!

Serão 43 Treinamentos de Promoção Social, que é um conjunto de iniciativas que promovem melhor qualidade de vida na comunidade rural. Por meio deles, famílias rurais desenvolvem suas habilidades pessoais e sociais, aprofundando seus conhecimentos em quesitos como a sustentabilidade e a participação na vida comunitária.

Com foco na educação de um modo geral, esses treinamentos levam diversos assuntos raramente tratados no campo. Como: Inclusão social e digital, consumo, saúde, preservação ambiental, segurança alimentar, ganhos econômicos, respeito às diversidades, empoderamento, autoconhecimento e exercício da cidadania. Os dois mais demandados até o momento são o de Corte e Costura e Primeiros Socorros.

Já os Treinamentos de Formação Profissional Rural contarão com 212 opções para o público do campo escolher. Entre as amplas possibilidades, alguns cursos se destacam. As principais demandas do primeiro trimestre de 2024 são:

- Produção de bolos confeitados;
- Operação e manutenção de tratores agrícolas;
- Eletricista;
- Aplicação de defensivos agrícolas.

E as expectativas são altas! Ao todo, estima-se que um público de mais de 3 mil pessoas seja alcançado com os treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Para saber mais sobre os cursos propostos pelo Senar-ES, acesse www.senar-es.org.br/treinamentos/agenda e confira todas as opções, os locais em que devem acontecer e as datas exatas. Para participar, basta procurar o sindicato rural do seu município. Encontre o contato de cada um deles aqui: www.faes.org.br/sindicatos-rurais.

E não para por aí! Nos próximos três meses, o programa Mulheres em Campo apostará no empoderamento e protagonismo feminino das produtoras rurais. Serão seis municípios contemplados com turmas deste programa especial, em que será levado o acesso ao conhecimento de empreendedorismo e gestão para essas mulheres.

Com foco no desenvolvimento pessoal e profissional de todas as mulheres do campo participantes, são levados em conta temas como planejamento, custos de produção, indicadores de viabilidade e comercialização.

Ao longo do ano, mais projetos virão. Com ações no âmbito profissional e pessoal, o Senar-ES anseia por um 2024 de muito aprendizado no meio rural.



Por Carolina Vieira - Assessoria de Imprensa Senar-ES

Compartilhe nas Mídias Sociais