Acordo de cooperação entre Sebrae e Sistema FAES/Senar-ES aumentará os serviços oferecidos via Sindicatos

Uma oportunidade inédita de capacitação e remuneração está disponível aos sindicatos rurais capixabas, fruto de uma parceria entre o Sebrae-ES, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), que visa a realização de ações conjuntas em apoio ao agronegócio capixaba.


Nacionalmente foi assinado dia 30 de março, entre o Sebrae e o Sistema CNA/Senar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), em Brasília, e por meio dele será fomentado o desenvolvimento de empreendedores, de micro e pequenas empresas e a melhoria do ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade.


No Espírito Santo, a novidade foi anunciada durante o encontro de dirigentes sindicais, lideranças e produtores rurais, que a FAES realiza mensalmente. 


Para participar, o sindicato rural interessado deve se credenciar no edital nº 01/2021. O projeto visa ampliar as ações de atendimento aos pequenos negócios, com a utilização de soluções do Sebrae nos 78 municípios do Estado. 


Os planos de trabalho iniciais terão cinco temas principais: programa Negócio Certo Rural, cadeias produtivas estratégicas, ampliação do Empretec Rural, implantação do bolsista ALI Rural integrado a ATEG e alimentos brasileiros diferenciados - artesanais, tradicionais, típicos e com Indicação Geográfica - IG e Selo ARTE.


Ao se credenciar, o sindicato rural tem as vantagens de aumentar o portfólio de serviços oferecidos aos produtores associados, capacitar os profissionais de atendimento da entidade, planejar atividades, além de ser remunerado ao ofertar os produtos do Sebrae.


Também será oferecido às entidades que aderirem ao edital uma consultoria de “Alinhamento Estratégico e Performance de Mercado”, que vai melhorar a percepção e proposta de valor da entidade junto aos associados, além de otimizar os canais de comunicação e relacionamento para atrair novos associados. 


De acordo com o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, "é fundamental somar esforços destas duas instituições com objetivo de ampliar a capacidade de atender o produtor rural capixaba, além de aumentar ofertas de serviços disponíveis hoje. Outra ação importante que iremos juntos realizar é o fortalecimento da representação dos Sindicatos Rurais junto aos associados, precisamos de Sindicatos fortes para melhor representar os anseios do setor".


O apoio à gestão dos pequenos negócios rurais é um ponto importante entre as ações previstas no acordo. “Isso possibilitará a ampliação do atendimento aos produtores e famílias rurais com soluções importantes em tecnologia, inovação, assistência técnica e gerencial, meio ambiente visando a sustentabilidade dos negócios rurais”, disse a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões. 


Para o presidente da FAES, Júlio Rocha, o Acordo de Cooperação é um marco importante buscado pela Federação. “O fortalecimento da base do Sistema está nos sindicatos rurais presentes nos municípios, e essa parceria vai desenvolver um trabalho para tornar os sindicatos mais atrativos e profissionalizados para atender nossos produtores rurais”, ressaltou.  


Esclarecimentos ou dúvidas em relação ao novo edital de credenciamento devem ser encaminhadas por e-mail: credenciadosebrae@es.sebrae.com.br


Fonte: Comunicação FAES/Iá Comunicação

Compartilhe nas Mídias Sociais